Nesse período de férias, é comum se alimentar fora de casa
Evitar consumir alimentos sem procedência, mal acondicionados e em temperatura inadequada estão entre as principais orientações da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) para prevenir doenças causadas por alimentos, principalmente durante o Verão, quando a Capital registra altas temperaturas.
Para a coordenadora de Alimentos da Visa, Elizete Cavalcante, a população precisa fica atenta às condições de higiene dos estabelecimentos que comercializam comida e aos manipuladores.
“Nesse período de férias, é comum se alimentar fora de casa, por isso os cuidados devem ser redobrados, principalmente em relação às crianças e idosos, que são mais vulneráveis a infecções intestinais e desidratação”, alertou.
Os cuidados com a alimentação segura vão desde a escolha do restaurante ou lanchonete até a aparência dos alimentos servidos. É importante escolher um estabelecimento que mantenha boas condições de higienização e funcionários com fardamento limpo. “A contaminação dos alimentos ocorre, muitas vezes, devido ao não cumprimento das boas práticas de manipulação pelos funcionários”, lembrou.
A ingestão de pelos menos 2 litros de água por dia é fundamental para manter o corpo bem hidratado para enfrentar o calor do Verão. “A procedência da água precisa ser lembrada, pois ela deve ser mineral ou tratada para consumo humano”, afirmou Elizete Cavalcante.
Ao perceber condições precárias de higiene nos estabelecimento ou apresentar sintomas como diarreia, vômito e febre após a alimentação, a população pode acionar a Vigilância Sanitária através do Disque Denúncia: 3315-5241. O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Não é necessário se identificar, mas são imprescindíveis o nome e o endereço completo do estabelecimento, além de um ponto de referência.
