×

Maceió

Vigilância Municipal apreende alimentos vencidos em bairro da Capital

Ação de fiscalização foi motivada por uma denúncia

Uma fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária Municipal (Visa Maceió) na região do Mercado da Produção, no bairro da Levada, na segunda-feira (12), resultou na apreensão de vários produtos alimentícios com prazo de validade vencido, que vinham sendo comercializados por ambulantes. A ação de fiscalização foi motivada por uma denúncia.

No local em que a equipe de inspetores da Visa Maceió fez a fiscalização – na área próxima à linha de trem e à Praça do Pirulito -, a primeira banca vistoriada já comercializava produtos como leite em caixa vencido havia seis dias e bolacha salgada vencida havia quase 15 dias, além de achocolatados e goiabadas vencidas em setembro do ano passado. Consumidores desavisados, que não sabiam ler e faziam suas compras no momento da fiscalização, ficaram surpresos e assustados com a constatação da prática ilegal.

“Nunca imaginei que isso pudesse acontecer, pensei que tudo que estava sendo vendido estava dentro da validade. Agora vou prestar mais atenção nessas coisas”, afirmou a dona de casa Maria do Socorro.

Na banca vizinha, a fiscalização encontrou macarrão, azeite, queijo ralado e caixas de refresco em pó, todos fora do prazo de validade, colocando em risco a saúde da população. Procurando minimizar a situação, o ambulante responsável pela banca justificou a irregularidade, dizendo que só comercializava produtos com poucos dias de vencimento, embora os fiscais tenham encontrado em meio aos produtos de suas banca itens vencidos em outubro do ano passado.

De acordo com a inspetora Jadna Cilene, a Visa Maceió vai intensificar a fiscalização na área e se os ambulantes persistirem na irregularidade poderão perder o direito de comercializar na região do mercado. “Viemos verificar uma denúncia e encontramos a comercialização significativa de produtos vencidos, que é uma prática ilegal. Já temos informações de que isso também vem ocorrendo no centro da cidade. Vamos ampliar essa ação, mas pedimos a ajuda da população para que denuncie qualquer irregularidade nesse sentido”, reforça Jadna, lembrando que a Visa faz o recebimento de denúncias por meio do telefone 3315-5241.

A denúncia que motivou a ação de fiscalização na Levada foi feita pelo parente de uma consumidora que foi lesada ao comprar uma caixa de chocolates com o prazo de validade já vencido. Só após ingerir o chocolate, a consumidora percebeu que o produto estava com uma coloração diferente. Logo depois, ela começou a sentir um mal-estar, que evoluiu para uma complicação intestinal. Mais recuperada, a consumidora solicitou a ajuda do denunciante, que constatou uma adulteração na data impressa na caixa de chocolates, de 03/2014 para 03/2017.

Jadna Cilene orienta que o consumidor precisa estar atento a esse detalhe, qualquer que seja o local da compra de produtos, especialmente alimentos. “É necessário sempre observar a validade no rótulo. E se o produto estiver com o rótulo danificado, apagado, rasurado, a melhor opção é não adquirir o produto”, frisa a inspetora.