A Coordenação de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, neste sábado (8), a partir das 8h30, uma ação educativa sobre o uso e tratamento adequado da água no Condomínio Novo Riacho Doce, no bairro de Riacho Doce, no litoral norte. A ação atende à solicitação dos próprios moradores, que fazem uso, no local, de água retirada de poços artesianos.
“Essa atividade complementa outras ações que temos realizado rotineiramente na localidade desde setembro, por solicitação da comunidade e do Ministério Público Estadual, para garantir a qualidade da água que vem sendo consumida pelas famílias instaladas no condomínio”, afirmou o coordenador de Saúde Ambiental, Alex Tenório.
A medida foi iniciada por conta da ação de um morador do condomínio que, sentindo-se prejudicado pelo não fornecimento da água pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), acionou o Ministério Público para que a empresa prestasse o serviço à localidade. Como a comunidade tem feito uso de água de poços artesianos, o MPE solicitou à Vigilância Ambiental que fizesse, até que seja efetivado o fornecimento de água pela Casal, o acompanhamento e análise – com a realização de coletas de água – contínuos da qualidade da água que vem sendo consumida pela população daquela área, evitando riscos à saúde dos moradores.
A ação deste sábado – que inclui a distribuição de folhetos educativos e de hipoclorito de sódio, além de nova coleta de água para análise – também foi definida em parceria com a comunidade.
