×

Alagoas

Vídeo: Universitário é coagido com pistola e expulso de ônibus por servidor público em Alagoas

O estudante Jonas Barbosa acusa o superintende da SMTT e tenente da Polícia Militar de racismo

Um vídeo enviado a várias redações dos principais meios de comunicação e, que ainda está circulando nas redes sociais, vem causando indignação em todo o Estado.

O comandante da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de São Miguel e tenente da Polícia Militar, Madson Belarmino, foi flagrado em imagens apontando uma pistola contra o universitário Jonas Barbosa e o expulsando de ônibus que transporta os estudantes do município até a capital.

No e-mail, que contém todas as informações e o vídeo anexado, a coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Laís Cavalcante, acusa o superintendente de coação e demonstra toda a indignação estudantil.

“No dia de hoje (10), ocorreu um caso que gerou enorme indignação em toda a comunidade acadêmica. O estudante Jonas Barbosa ao questionar a situação do transporte que a Prefeitura de São Miguel dos Campos disponibiliza, o superintendente o ameaçou e disse que pela tal atitude ele não iria mais usar o ônibus neste dia”, relata Laís Cavalcante.

De acordo com a coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no ônibus cedido pela Prefeitura, os estudantes precisam fazer revezamento para ter que viajar, diante da quantidade de alunos.

“O universitário questionou o superintendente Madson Belarmino, que em seguida, apontou uma pistola para ele e, ainda, o obrigou a descer do transporte público. Em seguida, chamou a polícia”, acrescentou Laís Cavalcante.

O e-mail encerrou com a universitária pedindo apoio dos meios alagoanos na divulgação do acontecido: “Pedimos a todos da impressa do estado que coloquem esse fato em circulação para denunciarmos não só a coação feita, mas também, atual situação do transporte dos estudantes”.

Desabafo

Em seu perfil na rede social Facebook, o universitário Jonas Barbosa expôs sua indignação com o acontecido e também postou o vídeo.

“Mandella ainda está esfriando, mas o preconceito e o abuso de poder continuam acesso. Por me manifestar sobre uma situação que a muito vem atrapalhando meu desempenho acadêmico – creio que de outros também -, fui coagido violentamente e moralmente agredido por um cidadão que como mostram as imagens, não possui capacidade de portar uma arma. Exponho algo a ser resolvido civilizadamente e o superintendente da SMTT de São Miguel dos Campos me apontou uma pistola depois de me expulsar do ônibus e impedir de utilizar o transporte”.

O estudante da Ufal conclui questionado quem vai o ajudar diante deste fato: “E você, como vai me ajudar a punir essa injustiça? promotores, advogados, agentes públicos ou qualquer um que tem em suas mãos o poder e a boa vontade para com a Justiça”.

Assista o vídeo: