
Com apenas um décimo perdido, a Unidos da Tijuca somou 299,9 pontos e foi eleita a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. A escola do Borel, que tem Paulo Barros como carnavalesco, conquistou o seu segundo título do Grupo Especial – o outro havia sido em 1936. Em segundo lugar ficou a Grande Rio e em terceiro, a Beija-Flor.
A Unidos da Tijuca desfilou no domingo (14) o enredo “É Segredo”, que falava grandes mistérios da Humanidade. O destaque do desfile foi a comissão de frente, onde seis mulheres trocavam de roupa de forma “mágica”, em poucos instantes e sem deixar que os espectadores soubessem como era realizado o processo. Pela inovação, a comissão de frente já entrou para a História da Sapucaí. Também se destacaram a bateria, com os ritmistas vestidos de gângsters, o cavalo de Tróia e o carro alegórico que representava um pavão e trazia coreografia ensaiada, uma marca de Paulo Barros.
O único décimo perdido durante toda a apuração foi no quesito ‘Bateria’, quando a agremiação recebeu duas notas 9,9 e três notas 10. Como a nova regra diz que a maior e a menor nota de cada quesito são eliminadas, a Tijuca somou 29,9. Nesse momento, a liderança era da Mangueira e Imperatriz, as únicas a conseguirem 30,0.
Logo, a escola de Ramos saiu da disputa pelo título, e a verde e rosa manteve a primeira posição até a leitura do quarto quesito, ‘Conjunto’. A partir daí, a Unidos da Tijuca assumiu o primeiro posto, que não deixaria até o fim da apuração. Durante os quesitos de ‘Mestre-Sala e Porta-Bandeira’, ‘Fantasias’ e ‘Evolução’ a primeira posição foi dividida com a Beija-Flor. Após a leitura de ‘Alegorias e Adereços’, porém, a agremiação de Nilópolis deixou a liderança e passou a lutar com a Grande Rio pelo vice-campeonato, que no fim das contas ficaria com a escola de Duque de Caxias.
Troca de roupa de forma “mágica”, em poucos instantes e sem deixar que os espectadores.
Depois de mais 30,0 pontos somados com o quesito ‘Enredo’, a Unidos da Tijuca pôde soltar o grito de campeão que estava preso após os segundos lugares nos anos de 2004 e 2005. A Viradouro foi rebaixada e dará lugar em 2011 à São Clemente, que foi campeã do Grupo de Acesso A. Confira abaixo o resultado final do Carnaval 2010:
1- Unidos da Tijuca – 299,9 pontos
2- Grande Rio – 299,4 pontos
3- Beija-Flor – 299,2 pontos
4- Vila Isabel – 298,1 pontos
5- Salgueiro – 297,9 pontos
6- Mangueira – 297,6 pontos
7- Mocidade – 296,1 pontos
8- Imperatriz – 295,8 pontos
9- Portela – 295,2 pontos
10- Porto da Pedra – 294,0 pontos
11- União da Ilha – 293,8 pontos
12- Viradouro – 290,5 pontos