José Enaldo de Barros, vulgo Telemar, 45 anos, era taxista e atuava em Penedo
José Enaldo de Barros, 45 anos, taxista que atua em Penedo – conhecido na cidade como “Telemar” – foi detido pela Polícia Civil sergipana no centro comercial de Aracaju com 20 quilos de cocaína, droga que estava sob o piso do banco traseiro do veículo Fiat Idea (placa DVO 5157 Araraquara SP). De acordo com a delegada Aliete Melo, diretora do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (Denarc), Enaldo atuava como ‘mula’, denominação para quem faz o transporte de entorpecentes.
A prisão em flagrante foi divulgada para a imprensa na tarde desta quarta-feira, 3, operação desencadeada por conta da investigação de um esquema de tráfico de drogas comandado de dentro de um presídio sergipano. “O Enaldo é alagoano e morava e trabalhava como taxista na cidade alagoana de Penedo. Ele é o que chamamos de mula, responsável pelo transporte de substâncias entorpecentes. Dentro do carro que estava com ele, foram encontrados 20 quilos de cocaína”, afirmou a delegada Aliete Melo sobre o preso que não teve fotografia divulgada.
As investigações foram iniciadas há dois meses, quando a polícia constatou que o traficante Thiago do Santos da Silva, 25 anos, continuava atuando, apesar de cumprir pena no presídio de Nossa Senhora da Glória por tráfico de drogas. Segundo a SSP-SE, Thiago foi capturado com 17 quilos de cocaína e é apontado como responsável por comandar a venda de drogas de dentro da penitenciária.
O traficante teve o apoio do também presidiário Carisvaldo Ribeiro Ramos, 25 anos, que cumpre pena no mesmo presídio pelos crimes de homicídio, roubo e tráfico de drogas. “A droga pertencia a Thiago, que é parceiro de Carisvaldo, que ficou responsável pelo recrutamento de Enaldo e toda logística do transporte da droga”, explicou Aliete.
Cocaína foi recebida em Santos-SP
José Enaldo saiu de Penedo para Aracaju no último domingo, 31. Da capital sergipana, ele embarcou para Santos-SP, onde fez o contato com fornecedores de cocaína. O taxista recebeu os vinte quilos da droga e um veículo Fiat Idea com um fundo falso, estratégia para esconder o flagrante. Ele retornou a Aracaju na manhã da terça-feira, 2, onde se hospedou em uma pousada no centro comercial.
Quando Enaldo estava falando através de um telefone público, foi surpreendido por policiais. O carro foi encontrado nas proximidades do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). Com o taxista ainda foram apreendidos R$ 712,00. “Enaldo foi indiciado pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico. Thiago e Carisvaldo responderão também por esses crimes”, finalizou a diretora do Denarc.
