×

Penedo

Vídeo: Queda de teto interdita salas de escola estadual

Pavilhão onde ocorreu a queda do teto da sala de aula foi interditado

Quatro salas da Escola Estadual Professor Ernani Méro, situada em Penedo, estão interditadas por conta do desabamento do telhado de uma das classes do pavilhão que foi isolado, acidente registrado na manhã desta quarta-feira, 13. A cobertura caiu durante o recreio da criançada, acidente que, por pouco, não resultou em tragédia.

A interdição atende recomendação do 6º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM). Ao que tudo indica, a linha que sustenta a cobertura foi atacada por cupins e não suportou mais o peso da estrutura. Todo material veio abaixo, com telhas, caibros, ripas e peças do fôrro de PVC despencando sobre as carteiras dos alunos e o birô do professor. Caso a sala estivesse ocupada, o risco de mortes ou feridos com gravidade seria considerável.

Alunos, funcionários e professores consideraram como milagre a ausência de pessoas dentro da sala no momento do desabamento do teto. A suspeita da ação dos cupins nas demais salas do pavilhão fez com que a direção da unidade de ensino acatasse a sugestão dos militares do 6º GBM. Como não há outras salas disponíveis na escola estadual, os alunos das quatro salas – todos do 1º ano do Ensino Fundamental – ficarão sem aula, pelo menos até a próxima segunda-feira.

Todas as salas do Ernani Méro são forradas e não é possível avaliar, de imediato, o estado de conservação da cobertura da escola que já foi uma unidade de ensino experimental. Com calendário escolar atrasado – o ano letivo 2009 foi concluído em abril deste ano -, a escola tem alunos matriculados nos cursos Fundamental, Médio, EJA e Normal (pedagógico) e atende, desde setembro, as primeiras turmas do Ifal por conta da construção da unidade própria do Instituto Federal em Penedo.

De acordo com a diretora Tereza Cristina Lima Gusmão, um representante da Secretaria Estadual de Educação foi enviado de Maceió. “Ele esteve aqui e informou que na próxima segunda-feira, virá uma equipe com engenheiro para verificar o que será feito”, completou. O oficial do dia do 6º GBM, subtenente Roberto Oliveira Felix, informou que uma equipe técnica da corporação também irá ao Ernani Méro para vistoriar a escola e elaborar um laudo sobre as condições estruturais da unidade de ensino.