?Galeguinho Carroceiro? é acusado de executar com um golpe de arma branca no peito José Ailton dos Santos
Acontecerá nesta quarta-feira, 19 de outubro, no Tribunal do Júri do Fórum Desembargador Alfredo Gaspar de Mendonça, em Penedo, o julgamento de Willams Ferreira da Silva, 26 anos. “Galeguinho Carroceiro” é acusado de executar com um golpe de arma branca no peito José Ailton dos Santos.
O crime aconteceu em março de 2011 no povoado Campo Redondo, situado na zona rural de Penedo e teve grande repercussão na cidade ribeirinha pela forma com a qual foi praticado e, principalmente, pela motivação alegada pelo acusado na ocasião de sua prisão.
Na oportunidade, “Galeguinho Carroceiro” declarou em entrevista à Rádio Penedo FM e ao portal de notícias aquiacontece.com.br, na presença do então delegado de Penedo, Rubem Natário, que minutos antes do crime parou no açude onde José Ailton pescava para dar banho no animal que puxava sua carroça.
Logo em seguida, complementou ele, José Ailton passou a convidá-lo, com insistência, para que tomasse cachaça, situação que teria provocado a reação violenta do carroceiro. “Ele pegou e me segurou no braço, queria que eu tomasse a dose a pulso”, acrescentou o acusado na época.
Já durante seu interrogatório na Justiça, Willams disse que os dois haviam discutido e que ele agiu em legítima defesa, pois teria sido ameaçado por José Ailton. Uma testemunha, no entanto, disse em depoimento que o réu atacou a vítima de forma inesperada. O acusado foi pronunciado em agosto de 2014 e será julgado por homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima).
A sessão será presidida pelo juiz Antônio Rafael Casado, titular da 4ª Vara Criminal de Penedo.
Reveja a entrevista do acusado concedida logo após o crime em 2011
