×

Penedo

Vídeo: Casas do Conjunto Vale do Marituba são invadidas em Penedo

Beneficiários tentarão reaver o imóvel através de uma ação de reintegração de posse

Moradores do mais novo Conjunto Residencial de Penedo, o Vale do Marituba, procuraram na manhã desta quarta-feira, 29 de agosto, a Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) e o portal de notícias aquiacontece.com.br para denunciar que algumas casas situadas na localidade estavam sendo invadidas. A polêmica a respeito da invasão das casas traz a tona uma problemática: os requisitos usados pela Prefeitura Municipal de Penedo na escolha dos beneficiários.

Um dos invasores conversou com a reportagem da emissora e contou que revolveu invadir a casa porque a Prefeitura de Penedo demoliu sua residência, que era de taipa, com a desculpa de que construiria uma nova, sendo esta de alvenaria. No entanto, a promessa não foi cumprida e o trabalhador passou a viver ‘no aperto’, tendo que pagar aluguel por não ter onde morar com sua esposa e seus quatro filhos.

“Já tem muito tempo que demoliram minha casa. No começo a prefeitura ainda pagou o aluguel, mas tem dois meses que eles não pagam, aí tive que deixar o imóvel. Por conta disso eu arrumei uma chave velha, arrombei aqui e entrei. Eu saio da casa, porque não é minha e eu só quero o que é meu, se terminarem minha casa lá, eu saio”, declarou.

Antes de levantar a hipótese de invadir uma casa no Conjunto Vale do Marituba, o homem pensou em tomar posse do imóvel onde funcionava o Posto de Saúde do Bairro Santa Isabel, que segundo ele, está abandonado.

“Eu estava vivendo de aluguel, mas ou eu pagava a casa ou comia”

Outro jovem que também se dispôs a conversar com a reportagem da Penedo FM, contou que veio morar em Penedo porque sua sogra está bem doente, mas sem ter mais como pagar o aluguel de uma casa se viu obrigado a invadir um das casas do conjunto, que mesmo já tendo sido entregue, possui dezenas em estado de total abandono.

“Eu estava vivendo de aluguel, mas ou eu pagava a casa ou comia. Não pude mais pagar e o proprietário da casa me botou pra fora. Quando eu passei por aqui, vi uma casa com as janelas abertas, com preservativos no chão e garrafas de cachaça, então eu resolvi entrar na casa”, contou o outro invasor, natural do estado da Bahia.

Dezenas de casas do conjunto também foram invadidas no período da tarde desta quarta-feira, 29. Os invasores alegam que não têm onde residir e que algumas pessoas que ganharam a casa não pretendem morar lá. A informação repassada à reportagem da Penedo FM, ainda no local, dava conta de que algumas casas foram vendidas por R$ 700 e outras trocadas por objetos de pequeno valor como aparelho de celular, por exemplo.

Além de serem invadidas, algumas casas ainda foram saqueadas, tendo sido levado dos imóveis, o vaso sanitário, chuveiro e pia, entre outras coisas.

De acordo com as regras do programa habitacional, “quem invade, vende ou compra uma residência sorteada para outra pessoa, fica impendido por dez anos de pleitear uma moradia através de programas habitacionais para famílias de baixa renda”. Algumas pessoas que tiveram suas casas invadidas já adiantaram que tentarão reaver o imóvel através de uma ação de judicial de reintegração de posse.

Veja o vídeo