Representantes do Banco do Nordeste (BN) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estiveram em Viçosa para discutir com o prefeito Flaubert Filho, os secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Marcos Domingos, e da Cultura, Karina Padilha, a implantação de uma Unidade de Atendimento e Financiamento Rural no município, como o Credamigo e o Agroamigo.
Os investimentos visam facilitar o acesso de micro e pequenos empresários e agricultores familiares às linhas de crédito ofertados pelo banco que em Viçosa tem cerca de 4.171 clientes ativos com financiamento rural. O número coloca município na 8ª posição em Alagoas com mais recursos de convênios e investimentos em obras da construção civil e outros, o que é um atrativo para que a cidade seja sede de uma unidade de financiamento.
A consultora do Sebrae/AL, Neide Mitomari, explicou que a instituição não financia os micro e pequenos empresários mas os prepara para o crescimento, “É um trabalho realizado em conjunto com a Sala do Empreendedor e a parceria dos bancos que apoiam os comerciantes formalizados com linhas de credito”.
Além de trabalhar com os agricultores e comerciantes donos de bares, restaurantes, pousadas, hotéis, entre outros, o BN pode também firmar convênios com a prefeitura, permitindo a abertura de mais uma linha de credito para novos projetos do município.
O gerente de Negócios do Banco do Nordeste, Ítalo Seixas, comentou que Viçosa é um dos poucos municípios de Alagoas que mantém um Fundo de Previdência estruturado, com instituto próprio, o Ipasmev (Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais) e uma Sede do INSS.