O reitor Jairo José Campos da Costa, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), esteve em Viçosa para discutir com o prefeito Flaubert Filho a possibilidade da implantação de um campus da universidade no município. O prefeito levou o reitor até o prédio do antigo Hospital Nossa Senhora da Conceição, que possivelmente abrigará o campus.
Para Viçosa ganhar uma extensão da Uneal, a prefeitura deverá ceder a estrutura física e o governo do Estado os profissionais que atuarão no local. A ideia de se implantar a Uneal em Viçosa deve-se à grande demanda de estudantes que residem no município e cidades circunvizinhas que buscam ingressar em uma universidade. Todos os anos, 1.500 alunos concluem o ensino médio, somente em Viçosa.
O foco inicial será implantar dois cursos nas habilitações de Licenciatura e Bacharelado e ainda nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Exatas. Se os planos do prefeito Flaubert Filho e do reitor Jairo Campos derem certo, os cursos possivelmente serão iniciados no próximo ano. O reitor disse que a vinda da Uneal para a cidade beneficiará ao município, ao Estado e à própria universidade, pois Viçosa será um polo para o Vale do Paraíba.
Reitor ficou impressionado
Ao chegar ao prédio do antigo hospital, o reitor ficou impressionado com a dimensão do local. “Fantástico, ótima localização, bem ventilado, uma única forma de acesso, muito bom!”, disse o reitor, já fazendo uma projeção do que iria funcionar em cada espaço, a exemplo do estacionamento, praça de convivência, auditório, laboratórios, salas de aula e salas de pesquisa.
Muito entusiasmado com a possibilidade de a Uneal chegar à cidade, o prefeito Flaubert Filho disse que fará de tudo para trazê-la para Viçosa. “A universidade beneficiará não só aos estudantes de Viçosa, mas de todas as cidades próximas, além de gerar mais emprego e renda para o município”.
Ao sair do prédio do antigo hospital o prefeito levou o reitor para conhecer o Laboratório de Aprendizagem Central (LAC) de Viçosa, que funciona há dois meses, com avanço significativo. A coordenadora do LAC, Nereide Bezerra, explicou como o espaço funciona, porque o LAC foi criado, qual o cronograma das aulas e quantas profissionais trabalham em tempo integral para atender à demanda do laboratório.
O reitor ficou muito impressionado com a estrutura do local. “O prédio é enorme!. Aqui é tudo muito bonito e organizado. Estou impressionado com o seu trabalho prefeito, e levarei o nome da prefeitura de Viçosa a todos os lugares”, enfatizou.
Flaubert Filho também apresentou o espaço onde está sendo construído um Centro de Convenções, com capacidade para comportar 400 pessoas, espaço climatizado e cafeteria, reforçando a mensagem de que tudo isso faz parte de uma estrutura voltada para atender a educação e ao turismo de Viçosa como um todo.