A prefeitura de Viçosa concluiu mais uma etapa do processo de implantação da Lei Municipal da Micro e Pequena Empresa, avanço alcançado com a realização do 2º Fórum de Implementação da Lei Geral. Sancionada pelo prefeito Flaubert Filho, a Lei Geral prevê, entre outras coisas, a identificação das potencialidades locais nas mais diversas áreas como forma de promover o desenvolvimento sustentável do município.
As discussões estão sendo coordenadas pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), através da empresa de consultoria BRConsult, especializada em planejamento estratégico e gestões pública e privada. Viçosa é um dos 14 municípios alagoanos selecionados pelo Sebrae para essa primeira etapa de identificação, incentivo e consolidação do empreendedorismo local.
A meta é definir um plano de ação envolvendo gestores municipais, técnicos, lideranças, empreendedores, iniciativa privada para definir estratégias de atuação. As sugestões, críticas e propostas das partes envolvidas vão nortear as ações em busca do desenvolvimento econômico sustentável da cidade e fortalecimento do pequeno negócio.
“A cooperação é um dos princípios fundamentais para evitar o desperdício e garantir a concretização dessas propostas. Cada segmento pode e precisa dar a sua contribuição individual para o bem da coletividade”, ressaltou em sua palestra o diretor da BRConsult, Francisco Nunes.
Os trabalhos em Viçosa foram iniciados com a seleção e capacitação de cinco agentes, que irão atuar na realização de visitas técnicas a pequenos empreendimentos. O objetivo é identificar experiências de empreendedorismo com grande potencial de crescimento local e até estadual, a exemplo de produção da agricultura familiar, pecuária, turismo, artesanato, entre outras.
Após essa identificação das potencialidades locais, o próximo passo será a capacitação, pelo Sebrae, de pessoas que irão trabalhar na execução de projetos direcionados a cada segmento empreendedor identificado. Após a capacitação, a equipe, estará apta a orientar os pequenos empreendedores a organizarem e desenvolverem suas atividades com chances reais de rentabilidade e crescimento.