O gerente de fomento às Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Sávio Carnaúba, se reuniu, nesta quarta-feira (08), com a vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Rachel Rocha, para oficializar a participação da Ufal em projetos desenvolvidos pelo Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fempe).
Durante o encontro foi apresentado à vice-reitora o projeto dos Seminários de Empreendedorismo Universitário, ação inserida no Comitê de Disseminação, Informação e Capacitação do Programa Alagoas Tem Pressa. A proposta dos Seminários é executar um ciclo de eventos envolvendo cerca de dezoito instituições públicas e privadas de ensino superior do Estado, visando à exploração do diálogo e a difusão de conhecimento sobre o empreendedorismo em Alagoas.
“Queremos inspirar os acadêmicos, por meio de atividades que abordarão temas atuais e de importância para o desenvolvimento de Alagoas, a desenvolverem o seu espírito empreendedor”, alega Sávio. As atividades acontecerão em todas as regiões do Estado, e estão previstas para começar no mês de agosto, com palestras, painéis e apresentação de cases de sucesso no meio empreendedor.
Segundo Rachel, um evento como esse é uma forma de mudar a mentalidade de muitos estudantes, que veem o mercado de trabalho com insegurança. “O espírito acadêmico é um espírito de cooperação. Formando alunos para o mercado de trabalho, estamos os preparando para a vida, e ações como esta nos auxilia nessa preparação”, alega a vice-reitora.
Outro assunto tratado na reunião, que contou com a presença dos professores da Ufal Lucas Muniz e Hérmani Magalhães, foi a capacitação para docentes em empreendedorismo. Também inserido no Alagoas Tem Pressa, a proposta é realizar a ação por meio do Programa Bota pra Fazer, curso de criação de negócios de alto impacto utilizando a metodologia Fasttrac da Fundação Kauffman e adaptado para mercado brasileiro pela Endeavor.
O objetivo é certificar os professores em facilitadores da metodologia Kauffman para que estes, posteriormente, passem os conhecimentos sobre o assunto aos alunos. “A principal finalidade é despertar o aluno a conhecer e desenvolver sua capacidade empreendedora e, assim identificar oportunidades de criar um novo negócio” conclui Sávio.
