×

Alagoas

Vice-governador Luciano Barbosa visita Penedo e lança novo programa da Educação

Na oportunidade, secretário falou sobre assuntos importantes para os ribeirinhos

Com a presença do vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa (PMDB) e diversas autoridades, aconteceu na tarde desta quinta-feira, 27, em Penedo, a entrega dos certificados dos alunos que concluíram o curso de alfabetização oferecido pelo Programa Brasil Alfabetizado, ação do Governo Federal ofertada pela Secretaria de Estado da Educação (SEE).

Alunos dos municípios de Igreja Nova, Olho d'Água Grande, Piaçabuçu e Porto Real do Colégio, além de Penedo, compareceram ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (Sindspem) e receberam os certificados que marca a conclusão de uma importante etapa.

Um dos momentos mais emocionantes da solenidade ocorreu quando o aluno Ednaldo Ferreira, de Igreja Nova, mostrou que graças ao programa conseguiu se alfabetizar ao ler um discurso que acabou emocionando os presentes. De forma pausada, mas bem centrada, o agricultou mostrou que com força de vontade e determinação o aprender se torna um obstáculo fácil de ser superado.

Após a entrega dos certificados, o vice-governador, que também ocupa a função de secretário de Estado da Educação, usou da palavra para parabenizar os agora alfabetizados e pedir que eles não desistam de aprender sempre mais. “Quero parabenizar a todos vocês que conseguiram concluir essa primeira etapa. E peço, de todo coração, que vocês não desistam jamais de estudar porque vocês já sabem que são capazes. Aprender é como andar de bicicleta, se parar cai”, declarou Barbosa.

Fellype Barreto - aquiacontece.com.brO secretário municipal de Educação também prestigiou o evento. Ao tomar a palavra, Luciano Barros Lucena ressaltou a importância da parceria entre Município/Estado e fez uma breve explanação sobre os avanços da área em Penedo. “Atualmente não estamos focados em quantidade, mas sim na qualidade de nossas escolas e do ensino ofertado para que possamos avançar cada dia mais. Esse é o compromisso da administração Március Beltrão”, declarou o secretário municipal.

A coordenadora da 9ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Fátima Marinho, também foi uma das oradoras. Em suas palavras, a professora fez uma avaliação positiva do projeto que registrou índices bem maiores dos registrados em anos anteriores. “Estamos acompanhando os trabalhos de perto. É gratificante demais ver a felicidade que os alunos sentem ao aprender a ler e escrever. Eles estão provando que nunca é tarde para aprender”, complementou Marinho.

“Vem que dá tempo”

Na oportunidade também aconteceu o lançamento do Programa “Vem que dá tempo”. Nas palavras do vice-governador, a ação será desencadeada em Alagoas com o objetivo de promover um grande mutirão de combate ao analfabetismo, por meio de parcerias entre Estado e sociedade civil organizada.

“Com a conclusão dessa etapa do Programa Brasil Alfabetizado, alcançamos a marca de mais 10 mil pessoas alfabetizadas em todo o estado. Ainda não é suficiente, pois estudos mostram que aproximadamente 22% da população acima dos 15 anos não sabe ler e escrever. Para atuar como um reforço, uma ferramenta a mais para vencer o analfabetismo, estamos lançando o ‘Vem que dá tempo’. Esse programa vai promover diálogos com diversas instituições, associações e movimentos sociais para que seja feita uma grande mobilização em Alagoas. Queremos levar a escola para mais perto do aluno, esteja ele onde estiver”, explicou Barbosa.

Juntos por Penedo

Fellype Barreto - aquiacontece.com.brAo final do evento, Luciano Barbosa recebeu uma comissão formada pela radialista Martha Martyres, professores e pelo servidor público José Alves, representando o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal). O grupo questionou o secretário sobre assuntos importantes para Penedo, como a reforma do ginásio Padre Manoel Vieira, que foi interditado depois que parte do telhado desabou. “O ginásio será reformado, não tenham dúvidas. Ainda estamos fazendo alguns levantamentos para logo em seguida iniciar o processo de recuperação do espaço”, garantiu Barbosa.

O vice-governador foi questionado também sobre a contratação de professores para suprir a carência nas escolas da rede localizadas em Penedo e sobre as chances da Escola Estadual Ernani Méro se tornar de ensino integral. “O Ernani Mero é uma forte concorrente, mas não posso adiantar. As escolas que tiveram os projetos escolhidos serão conhecidas na próxima segunda-feira, 31, aguardem e fiquem na torcida. Sobre a contratação dos professores aprovados no último concurso tenho a dizer que o governador Renan Filho já mostrou interesse em fazer as convocações, mas ele espera apenas que o estado se adeque a Lei de Responsabilidade Fiscal. Assim que isso ocorrer, não só a reserva da Educação, mas também a da Polícia Militar, deve ser convocada”, complementou o secretário.

Quanto à greve, o secretário declarou que aguarda a assembleia dos servidores para que eles decidam o que vão fazer, mas já adiantou que a proposta feita pelo Executivo estadual é o limite e que fornecer um reajuste maior seria irresponsabilidade administrativa. “Nós temos que obedecer às leis. Agir com irresponsabilidade pode custar até mesmo o nosso mandato. Não abrimos mão de investir nos nossos professores, mas precisamos agir com cautela”, finalizou o secretário.

Clique aqui e veja mais fotos do evento.

Confira um trecho da fala do governador: