Durante o encontro, foi apresentado relatório do grupo interministerial que estabelece critérios para delimitação da região semiárida
O vice-governador Luciano Barbosa participou da reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, realizada nesta quinta-feira (27), no Instituto Brenand, no Recife.
A reunião contou com as presenças dos ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho, da Defesa, Raul Jungmann, do superintendente da Sudene, Marcelo José Almeida Neto, e representantes do Executivo de Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba e Minas Gerais.
Durante o encontro, foi apresentado relatório do grupo interministerial que estabelece critérios para delimitação da região semiárida, com previsão de incluir 54 novos municípios. Em decorrência da seca e da crise econômica que o País vem enfrentando, nenhum município será excluído até que haja uma nova análise, prevista para 2021.
Para o vice-governador, incluir novos municípios é importante, mas outros critérios devem ser levados em conta. ” Não é justo que muitos municípios do Nordeste que se enquadrem verdadeiramente como região semiárida permaneça de fora de políticas compensatórias, é necessário que esses municípios sejam rapidamente incluídos. Acho extremamente justo que num Brasil tão desigual, onde essas desigualdades não acontecem só entre as regiões, mas também intra-regional criando microrregiões que sejam extremamente penalizadas. Temos outros problemas de vulnerabilidade social e de índices que precisam de políticas compensatórias que são atendidas pela caracterização de ser uma região semiárida. Não podemos ficar esperando os prazo para promover mais inclusão”, disse Barbosa.
