Reunião apresentou relatório sobre a situação dos conjuntos em Rio Largo, União dos Palmares e Jacuípe
O vice-governador José Thomaz Nonô se reuniu, nesta terça-feira (23), com representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Caixa Econômica Federal, Companhia de Saneamento de Alagoas, para discutir as demandas dos conjuntos habitacionais do “Programa da Reconstrução”, nos municípios de Rio Largo, União dos Palmares e Jacuípe.
Durante a reunião ficou definido um prazo de 20 dias para a apresentação de um novo relatório detalhado sobre a situação de todos os conjuntos do “Programa da Reconstrução” e a análise de um cronograma de prazos.
“Essa reunião é uma sequência do que foi discutido semana passada quanto às falhas identificados nos conjuntos da Reconstrução, onde ficou determinado que a Seinfra e a Caixa Econômica fariam visitas técnicas e produziriam relatórios. Hoje nós debatemos as soluções propostas, medidas de curto prazo, e as providências que serão tomadas para melhorias nas obras dos residenciais.”, explicou o coordenador do Proograma da Reconstrução, Thomaz Nonô.
Os técnicos da Seinfra apresentaram um relatório detalhando os problemas identificados e as soluções para os reparos nos conjuntos. De acordo com o secretário Marco Fireman, os serviços de drenagem, pavimentação, abastecimento de água e tratamento de esgoto foram os que apresentaram maiores falhas. “Fizemos um diagnóstico e detectamos onde estavam os problemas de execução de projeto. Este relatório será apresentado, junto com a Caixa, às construtoras e levado ao Ministério Público”, disse Marco Fireman.
O levantamento poderá servir como base para o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), definindo um prazo para a execução e correção dos problemas diagnosticados. “Apresentaremos dados e problemas específicos e uma orientação técnica de como sanar as falhas encontradas nas obras dos conjuntos da Reconstrução. Este relatório tem objetivo de agilizar as proposições do TAC, sob o olhar social do Ministério Público e com a resposta técnica de engenheiros, arquitetos, e todos os envolvidos neste processo”, declarou Nonô.
A Caixa Econômica é responsável pela fiscalização, e a Seinfra pela infraestrutura pública. Em União dos Palmares e Rio Largo, as construtoras juntamente com a Seinfra já iniciaram reparos emergenciais nos conjuntos habitacionais. A Casal também já disponibilizou assistência técnica para os conjuntos.
Participaram da reunião o superintendente e o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Herbert Buenos Aires e Guido Palmeiro; o secretário de adjunto de Infraestrutura, Jamesson Cavalcante; o presidente Casal Álvaro Menezes, e demais técnicos e representantes do programa da Reconstrução.
