×

Alagoas

Vice-governador defende conscientização contra a aftosa

O Governo de Alagoa lançou a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O vice-governador José Thomaz Nonô participou do lançamento, na noite de quinta-feira (27), no Parque de Exposições José da Silva Nogueira (Parque da Pecuária), durante a 61ª Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas – Expoagro. Ele afirmou que a campanha representa um ato de conscientização pelo desenvolvimento do Estado.

“O setor agropecuário nos enche de orgulho. É um grande gerador de emprego e renda, alimentação e oportunidades de trabalho, mercado e negócios. O Governo está fazendo um trabalho de conscientização para o progresso de Alagoas. A parceria entre os produtores rurais e governos federal e estadual resultará em um grande êxito nessa campanha e iremos alcançar a zona livre da aftosa, pois melhorar o comércio de animais e produtos agropecuários é desenvolver a economia local, fortalecendo a atividade”, afirmou Thomaz Nonô.

A expectativa da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (A-deal) é vacinar cerca de 1,18 milhão de animais, atingindo assim a meta de aproximadamente 97% do rebanho de gado bovino e de búfalos alagoanos imunizados. Esta mesma meta foi alcançada na primeira etapa da vacinação, em maio deste ano.

Entre os dias 1º e 30 de novembro, os produtores devem vacinar seus animais e fazer a declaração junto à Adeal, através da apresentação da nota fiscal de compra da vacina. Alagoas ainda é considerada zona de risco médio para a febre aftosa. Na região Nordeste, somente os estados da Bahia e Sergipe es-tão na zona livre.

De acordo com o diretor-presidente da Adeal, Manoel Tenório, a suspensão da doação da vacinação pelo Governo foi feita por recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que detectou uma inconsistência na base de dados do rebanho vacinado. “É necessário o empenho e dedicação de todos os envolvidos para que possamos levar Alagoas à classificação de livre da aftosa e superar o percentual de vacinação”, disse Manoel Tenório, salientando que a vacinação é obrigatória e cada dose custa em média R$ 1,50.

Para o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas, Domício Silva, é uma honra ter este lançamento na Expoagro. “Os produtores alagoanos têm competência e uma excelente genética, por isso, todos devem aderir a esta campanha e vacinar seus rebanhos para mantermos a nossa qualidade e erradicarmos a febre aftosa em nosso Estado”, afirmou Domício.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricul-tura Guilherme Marques, o Brasil exporta para mais de 100 países. “Esse nú-mero mostra a relevância que o setor agropecuário possui em nosso País. Por isso, é necessário que todos fiscalizem para que uma minoria não comprometa o trabalho e esforço de uma maioria que vacina e cuida bem do seu rebanho”, disse Guilherme Marques.

O vice-governador afirmou que o Estado manterá todo empenho para garantir o avanço para a zona livre com vacinação. “Tenho certeza que essa vacinação será um sucesso e Alagoas irá superar as metas, atingindo a zona livre”, declarou o vice-governador José Thomaz Nonô.