Avenida Pierre Chalita
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) orienta os motoristas para terem cuidado ao transitar pelas vias da capital durante as próximas horas. Somente na manhã desta sexta-feira (02), quatro pontos foram interditados em consequência das fortes chuvas.
Agentes de trânsito estão bloqueando desde o início da manhã os acessos que levam à Avenida Pierre Chalita, no bairro da Jacarecica, devido ao deslizamento de barreira e alagamento no local o que fez obstruir as vias nos dois sentidos. Equipes da Superintendência Municipal de Limpeza Urbanaestão no local e trabalham com o auxílio de tratores e caminhões. Não há previsão de liberação da avenida.
A Rua Miguel Palmeira, no Pinheiro, tem parte da via alagada e também conta com o apoio de agentes da SMTT, que orientam motoristas para não entrar na via. Próximo à Praça Maravilha, no Poço, outra equipe alerta condutores para um desvio devido a um buraco no local, que pode ocasionar acidentes. Na Vila Brejal, perto do Dique Estrada, também há agentes da SMTT orientando o fluxo por conta de pontos de alagamento.
“Estamos alertando os condutores dos veículos para circularem por Maceió se realmente houver necessidade. A chuva vem castigando a cidade desde a madrugada e em vários pontos de vias estão com o tráfego lento por causa dos alagamentos”, explicou a supervisora de fiscalização de trânsito, Mary Leite..
Dicas
O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) prevê chuvas para os próximos dias na capital alagoana. Preocupada com os riscos de acidentes, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de alerta os condutores de veículos sobre os cuidados ao transitarem pelas vias.
A recomendação da SMTT é para que os motoristas trafeguem com uma velocidade reduzida, deixem o para-brisa e o farol baixo do automóvel sempre ligados e mantenham uma distância segura entre o veículo da frente.
Mesmo com as orientações, uma dica que sempre funciona é a cautela na hora de dirigir. De acordo com a SMTT, em períodos chuvosos há um aumento de cerca de 30% no número de colisões em Maceió e a probabilidade é de 60% de o motorista se envolver em algum acidente.
“A falta de atenção dos condutores, atrelada ao desrespeito à sinalização de trânsito, é motivo recorrente de acidentes, mesmo sem chover. E em dias de chuva, os perigos ficam ainda mais evidentes por vários fatores que e podem resultar em graves consequências”, explicou o diretor de Trânsito da SMTT, Carlos Calheiro.
Acidentes
Em caso de acidente sem vítimas em que sejam registrados danos materiais, o órgão orienta que o correto a ser feito é retirar o veículo do local para desobstruir a via e não ocasionar congestionamentos. Equipes que fazem o levantamento de dados da SMTT nos locais de acidentes estão nas ruas para a prestação de serviço. O número da Central de Rádio da SMTT é o 3315-3590.
