Jovens brasileiros com idade entre 18 e 30 anos têm até o dia 1º de outubro para se inscrever e participar da VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento, que será sediado pela primeira vez no Brasil, acontece entre 3 e 7 de dezembro, em Salvador (BA). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do evento.
Cada país participante da Bienal definiu os critérios de seleção dos seus participantes. No âmbito do Brasil, a seleção dos trabalhos se dará segundo os critérios definidos por meio de edital publicado pela Secretaria Nacional da Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República. Serão selecionados até 100 jovens, com até 40 trabalhos compreendendo as seguintes linguagens artísticas: Artes Visuais (pintura, escultura, desenho, gravura, grafite e fotografia e intervenções urbanas), Arte Digital (videoarte, instalação, performance, web-arte, mapping, etc), Artes Integradas (que contemplem mais de uma linguagem), Audiovisual (curtas e médias-metragens), Circo (espetáculos circenses de rua ou palco), Dança (espetáculos de dança de rua ou palco), Música (shows, DJs e VJs), Teatro (performances e espetáculos de teatro de rua ou palco, adulto ou para infância e juventude), Literatura (publicações como cordel, história em quadrinhos, prosa ou poesia com finalidade de divulgação e contação de histórias) e Artes Aplicadass (coleções de moda e joias).
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no site do evento. Segundo os organizadores, os projetos serão avaliados em duas etapas. A primeira, de habilitação, tem caráter eliminatório e inclui a análise dos documentos recebidos. A segunda, de caráter classificatório, consiste na efetiva avaliação das propostas. Os projetos receberão notas e serão classificados a partir dos seguintes critérios: adequação aos objetivos da Bienal, relevância artística e cultural e clareza na apresentação da proposta.
Nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, a partir das 16h (horário de Brasília), a Secretaria Nacional da Juventude vai realizar uma transmissão online para apresentar e tirar dúvidas sobre o edital da Bienal. A transmissão poderá ser acompanhada pelo site do Participatório – Observatório Participativo da Juventude.
A Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, é a responsável pela Bienal, e conta com o apoio dos ministérios da Cultura (MinC), dos Esportes (ME), das Relações Exteriores (MRE) e também do Governo da Bahia. A VI Bienal dos Jovens Criadores da CPLP tem como principal diretriz contribuir para a integração e construção de novos caminhos para a formação cidadã das juventudes de seus países membros, por meio da aproximação e troca entre as diferentes identidades culturais e das políticas públicas para a juventude. Além dos jovens brasileiros, a VI Bienal contará com a participação de jovens de mais 7 países da CPLP (Portugal, Angola, Moçambique, Timor Leste, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau). Saiba mais sobre a VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no site da Secretaria Nacional da Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República.
