
Vettel e Webber dominaram o GP da Malásia
A Red Bull domina a temporada 2010 da Fórmula 1 e o alemão Sebastian Vettel venceu a primeira neste domingo, no GP da Malásia, tendo o australiano e pole Mark Webber ao lado, garantindo a dobradinha. Porém, a corrida foi estrelada pelas duplas da Ferrari e da McLaren, com muitas ultrapssagens, e com Felipe Massa, ao chegar em sétimo lugar, assumindo a liderança do Mundial.
O brasileiro assumiu o primeiro lugar com 39 pontos (voltando a ser líder depois de quase dois anos), passando o companheiro Fernando Alonso, que fica nos 37 e agora empatado com o próprio Vettel – que espanta a má fase, pois poderia ter vencido as três provas do ano, tendo problemas nas anteriores. O terceiro colocado na corrida foi o alemão Nico Rosberg (Mercedes), em seu primeiro pódio no ano. E o quarto na temporada é Jenson Button, com 35.
ULTRAPASSAGENS
Quem decepcionou na prova foi a chuva, que não caiu. A prova foi disputada com sol e calor intenso. Como largaram para trás, Button (17.º no grid), Alonso (19.º), Hamilton (20.º) e Massa (21.º) protagonizaram um grande espetáculo, uma corrida excelente. Fizeram várias ultrapassagens em toda a corrida e ainda entre si. As principais foram na curva 1, quando quem estava atrás e aproveitava o vácuo, indo dividir o espaço ao final da longa reta dos boxes do circuito de Sepang.
Os ingleses esquentam a disputa interna da McLaren com disputa já na largada e principalmente na volta 29, na saída dos boxes – quando o campeão mundial de 2008 parou por apenas 3s5. Depois disso ainda teve duelo entre Massa e Button (com o brasileiro passando perfeitamente) e com Alonso, quando o inglês conseguiu se defender do espanhol – inclusive na penúltima volta.
O problema para Alonso, que brigava pelo oitavo lugar e por três pontos que lhe manteriam no topo da classificação de pilotos, é que o motor de sua Ferrari explodiu após espalhar na pista e tomar o drible de Button. A disputa por posições na corrida gerou a Hamilton uma bandeira de advertência por mudar sua linha de aceleração mais de uma vez para evitar que o russo Vitaly Petrov (Renault) – que deu até um “x” nesta disputa, um pouco antes, e abandonou por quebra pouco depois – o ultrapassasse.
Mark Webber poderia até ter vencido a prova, mas teve problemas na pistola da roda dianteira direita, que não saia, quando fez seu pit stop. Por causa disso perdeu a chance de ser o líder da prova. Viu o companheiro Vettel assumir de vez a ponta – que já tinha garantido logo na largada – e não sair mais de lá, vencendo com relativa tranquilidade.
ORDEM
Bruno Senna (HRT) e Lucas Di Grassi (Virgin) enfim tiveram um dia de corrida. Conseguiram disputar toda a prova – embora terminando com voltas atrás em relação ao líder – e conseguindo ultrapassagens (como Senna em Jarno Trulli, da Lotus, subindo para a penúltima posição). A evolução significa alívio para as duas equipes novatas, após três etapas e quase nada de treinos.
Quem não teve um bom domingo foi Rubens Barrichello. Com problemas em seu Williams desde a largada – quando sequer saiu do lugar ao apagarem as luzes vermelhas – chegou em 12.º lugar, atrás do companheiro de equipe, o alemão Nico Hulkenberg, 10.º.
A próxima etapa, a quarta da temporada, é o GP da China, em 18 de abril, com 56 voltas e largada marcada para as 4 horas (de Brasília).
FÓRMULA 1 2010 – GP DA MALÁSIA
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1.º – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 56 voltas, 1h33min48s412
2.º – Mark Webber (AUS/Red Bull), a 4s849
3.º – Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 13s504
4.º – Robert Kubica (POL/Renault), a 18s589
5.º – Adrian Sutil (ALE/Force India), a 21s059
6.º – Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 23s471
7.º – Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 27s068
8.º – Jenson Button (ING/McLaren), a 37s918
9.º – Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1min10s602
10.º – Nico Hulkenberg (ALE/Williams), a 1min13s399
11.º – Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso), a 1min18s938
12.º – Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 1 volta
13.º – Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 2 voltas
14.º – Lucas di Grassi (BRA/Virgin), a 3 voltas
15.º – Karun Chandhok (IND/HRT), a 3 voltas
16.º – Bruno Senna (BRA/HRT), a 4 voltas
17.º – Jarno Trulli (ITA/Lotus), a 5 voltas