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Esporte

Vettel faz as pazes com a vitória no GP de Valência

O piloto alemão Sebastian Vettel, voltou a vencer, desta feita, de ponta a ponta, neste domingo, num monótono Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1, em Valência (ESP). A prova ficou mais marcada pelo impressionante acidente do seu companheiro de equipe Mark Webber, que escapou ileso após decolar na traseira do Lotus de Heikki Kovalainen.

O inglês Lewis Hamilton, mesmo com uma punição por ter ultrapassado o safety car após a batida do australiano, foi o segundo colocado, seguido pelo companheiro de McLaren Jenson Button. Com o resultado, Hamilton manteve a liderança do Mundial, com 127 pontos, seguido por Button (121) e Vettel (115).

Beneficiado por um pit stop pouco antes de o safety car entrar na pista pela batida de Webber, Rubens Barrichello fez excelente corrida e terminou em quarto, melhor resultado dele e da Williams no ano. Já Felipe Massa foi prejudicado, pois entrou nos boxes sob bandeira amarela e teve de esperar o companheiro Fernando Alonso parar, e acabou a prova fora da zona de pontuação, em 11º lugar – o espanhol foi o oitavo.

Também marcaram pontos Robert Kubica (Renault), em quinto, Adrian Sutil (Force India), em sexto, Kamui Kobayashi (Sauber), em sétimo, Sebastien Buemi (Toro Rosso), em nono, e Nico Rosberg (Mercedes), em décimo.

Em relação aos demais brasileiros, Lucas di Grassi fez sua melhor corrida na temporada e acabou em 17º, à frente do companheiro de equipe Timo Glock, enquanto Bruno Senna, da Hispania ficou em 20º e último após se envolver num toque com o alemão da Virgin.

O resultado original foi alterado duas horas depois da prova, pois Button, Barrichello, Nico Hulkenberg, Kubica, Vitaly Petrov, Sutil, Vitantonio Liuzzi, Buemi e Pedro de la Rosa foram punidos com o acréscimo de cinco segundos ao tempo total de prova por terem andado mais rápido do que o tempo mínimo estipulado para quando o safety car está na pista. Destes, deram-se mal Buemi, que caiu de oitavo para nono, e De la Rosa, que perdeu o décimo lugar para Rosberg e despencou para 14º. Os demais mantiveram suas posições.

A PROCISSÃO, OU MELHOR, O GP

A corrida em si foi decidida na largada e na entrada do safety car pela batida de Webber. Vettel partiu bem e manteve a ponta, enquanto o australiano, que largava em segundo, foi ultrapassado por Hamilton, Alonso, Massa e ainda perdeu outras posições até cair para nono no fim da primeira volta.

Os quatro líderes se destacavam e Webber, preso atrás de pilotos mais lentos, decidiu antecipar seu pit stop obrigatório para colocação dos pneus duros com o intuito de pegar pista livre e recuperar terreno. Mas, na décima volta, o australiano acabou batendo na traseira de Kovalainen, que ficou na linha de dentro na freada para a curva 12 e, por ter um carro bem mais lento, foi alvo para a batida de Webber.

Quando o safety car entrou, a confusão se estabeleceu. Alguns pilotos, como Button, Barrichello e Kubica já haviam entrado nos boxes e se beneficiaram, enquanto outros, como Alonso e Massa, se deram mal e perderam muitas posições. E Hamilton acabou perdendo a chance de vencer pois ultrapassou irregularmente o safety car e foi punido com uma passagem pelos boxes.

Entretanto, Kamui Kobayashi, que era o terceiro no momento da relargada por não ter entrado nos boxes, vinha num ritmo mais lento e permitiu a Hamilton abrir vantagem suficiente para que ele pagasse a punição sem perder a segunda posição.

Curiosamente, o grande rival de Hamilton na F-1, Fernando Alonso, foi quem “denunciou” a irregularidade do inglês, captada também pelas câmeras de TV. Depois, o espanhol quis saber em que posição Hamilton havia voltado após a punição, mas se frustrou ao saber que o inglês continuava em segundo.

O inglês e sua equipe ainda tentaram “cavar” um novo safety car que o reaproximaria de Vettel, já que um torcedor irresponsável atirou uma garrafa no meio da pista. Mas um fiscal corajoso retirou o objeto e a procissão continuou.

Dali em diante, Vettel apenas administrou a vantagem sobre Hamilton e Button e Barrichello subiram para terceiro e quarto quando Kobayashi fez seu pit stop obrigatório quase no fim da prova. O japonês caiu para nono, mas, com pneus macios, ainda ultrapassou Buemi e Alonso para ficar em sétimo. Um pouco de brilho para uma corrida apagada e que será lembrada mais pelo asssustador acidente de Mark Webber.

RESULTADO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DA EUROPA

1º – Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault – 1h40m29s571
2º – Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes – a 5s042
3º – Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes – a 17s658
4º – Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth – a 30s627
5º – Robert Kubica (POL) Renault – a 32s122
6º – Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes – a 30s168
7º – Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari – a 30s965
8º – Fernando Alonso (ESP) Ferrari – a 32s809
9º – Sebastian Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari – a 41s299
10º – Nico Rosberg (ALE) Mercedes – a 44s382
11º – Felipe Massa (BRA) Ferrari – a 46s621
12º – Pedro de la Rosa (ESP) Sauber-Ferrari – a 52s414
13º – Vitaly Petrov (RUS) Renault – a 53s287
14º – Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes – a 55s890
15º – Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari – a 48s239
16º – Michael Schumacher (ALE) Mercedes – a 48s826
17º – Lucas Di Grassi (BRA) Virgin-Cosworth – a uma volta
18º – Timo Glock (ALE) Virgin-Cosworth – a duas voltas
19º – Karun Chandhok (IND) Hispania-Cosworth – a duas voltas
20º – Bruno Senna (BRA) Hispania-Cosworth – a duas voltas
21º – Jarno Trulli (ITA) Lotus-Cosworth – a quatro voltas