Parlamentares receberam denúncias e visitaram três bairros
Uma comitiva com cinco vereadores da Câmara Municipal de Maceió visitou nessa quinta-feira (06/05) obras inacabadas nos bairros Graciliano Ramos, Village Campestre e Acauã, todos na parte alta da cidade. Eles estiveram no local para observar o que foi entregue pela gestão anterior da Prefeitura de Maceió e cobrar maior agilidade na execução dos projetos. Estiveram presentes os vereadores Chico Filho (PP), Silvânio Barbosa (PSB), Silvania Barbosa (PPS), Wilson Júnior (PDT) e Guilherme Soares (PSOL), integrantes das Comissões de Políticas Públicas, de Assuntos Urbanos e Obras.
Os vereadores foram recebidos pelos líderes comunitários e moradores que apontaram a insalubridade no local. Fernando do Village, Walfredo do Graciliano e Eduardo do Acauã relataram os problemas vividos pela comunidade, que segundo eles, acreditou que as obras seriam concluídas no ano passado, mas que depois perceberam que as inaugurações tiveram apenas caráter eleitoreiro. Várias ruas estão apenas com alguns trechos asfaltados, mas sem drenagem, o que faz com que a água fique empossada e crateras sejam abertas. Fora isso, outras ruas nunca receberam obras e estão com esgoto a céu aberto.
Os vereadores sugeriram que as lideranças entreguem relatórios com a realidade de cada comunidade para que o debate possa ser feito na Câmara Municipal de Maceió. Eles prometeram cobrar do prefeito Rui Palmeira (PSDB) maior rapidez na efetivação das obras por uma questão de saúde pública. Os integrantes das comissões afirmaram que vão continuar fazendo essa cobrança, se necessário, cada vez com mais rigor, pois os mais de 40 mil moradores da região não podem ficar impedidos de transitar nas ruas por inércia do poder público.
O presidente Chico Filho avaliou que o grande problema de todos os bairros visitados é o mesmo, ou seja, a falta de saneamento básico. O vereador Guilherme Soares – que é engenheiro – identificou uma série de falhas nas obras e prometeu cobrar responsabilidade dos gestores que entregaram as obras inacabadas. Silvania Barbosa e Wilson Junior ouviram reclamações de moradores que sofrem com inundações dentro de casa quando chove na região.
Segundo Silvânio Barbosa, as visitas agora farão parte de uma ação constante dos vereadores, que pretendem a toda semana visitar obras, realizando assim um processo de fiscalização. As comissões também solicitaram à Secretaria Municipal de Infraestrutura o envio de cópias do contrato de licitação e planilhas das obras para poder dimensionar os problemas a serem enfrentados.
