×

Política

Vereadores de Penedo retomam trabalho na Câmara

Vereadores penedenses estiveram em plenário em número suficiente nesta quinta-feira, 19

Os vereadores por Penedo retomaram os trabalhos em plenário nesta quinta-feira, 19, durante a terceira sessão ordinária pós-recesso parlamentar do meio ano. Nas duas sessões anteriores, não houve quórum suficiente para a leitura e aprovação de projetos, com atividades restritas à leitura da ata e solicitação de requerimentos e indicações. A reportagem do portal de notícias acompanhou os trabalhos e questionou os vereadores faltosos sobre o motivo das ausências anteriores.

A grande maioria dos parlamentares ausentes alegou motivos de acompanhamento a familiares em tratamento de saúde. Alguns argumentaram ainda que as faltas aconteceram por conta de atrasos em viagens, outros apresentaram motivos particulares. Apenas dois parlamentares declararam que deixaram de comparecer por conta de compromissos de campanha eleitoral, Ivana Toledo (PSDB) e Alcides Andrade Neto, o Cidoca (PR).

Compromissos de campanha

O motivo exposto pela ex-secretária de Ação Social e parlamentar em seu primeiro mandato fez com que ela faltasse as duas sessões anteriores a desta quinta-feira, 19, ausências que devem se repetir. A vereadora disse ter pedido para que a direção da Casa Legislativa não agendasse atividades para as quintas-feiras, justamente no dia das sessões ordinárias, por conta de compromissos de campanha. Já Cidoca faltou apenas no retorno do recesso porque estava em Maceió, numa reunião de sua coligação partidária.

Vereador com cinco mandatos consecutivos, José Vormil Vasconcelos, o Biu Idalino (PMN), afirmou que estava acompanhado um familiar em tratamento de saúde no dia 05 de agosto, data do retorno das sessões ordinárias da Câmara. Na semana seguinte, ele afirma que estava em Aracaju-SE, tratando de assuntos particulares, e não conseguiu chegar em Penedo a tempo de participar da sessão.

O líder do governo e parlamentar em seu primeiro mandato, Mário Alex (DEM) declarou que precisou levar a mãe para consulta médica em Aracaju-SE, viagem que seu irmão não pode fazer no dia 05. Já no dia 12, ele foi convocado a participar de uma reunião em Porto Real do Colégio, onde é dentista concursado do PSF. Como o encontro demorou, ele também não retornou a Penedo em tempo hábil para participar da segunda sessão pós-recesso.

Tratamento de saúde

Já o enfermeiro e vereador mais votado na última eleição em Peneo, Derivan Thomaz (PMDB), informou que nas duas sessões estava acompanhando pacientes em atendimento fora de Penedo. Armando Lima, o Mano da Caçamba (PTB), alegou que chegou atrasado na sessão do dia 05 e esqueceu de assinar o livro de presença, documento ao qual a reportagem teve acesso para identificar os faltosos. O motivo da segunda falta consecutiva foi uma viagem do vereador para tratar da saúde na capital sergipana.

De acordo com o regimento da Casa Legislativa, três faltas consecutivas do parlamentar, sem justificativa apresentada, implicam em corte no salário. Segundo a ata das sessões lidas em plenário, todos os ausentes comunicaram à mesa diretora as respectivas ausências. Dos dez vereadores que compõem a Câmara de Penedo, apenas o presidente Josué da Silva Marques, o Bili Marques (PMDB), faltou à sessão desta quinta-feira, 19, por se encontrar em Maceió, acompanhado um parente em tratamento de saúde.