Projeto determina a realização da feira em feriados que caiam no sábado
A Câmara de Vereadores de Penedo aprovou, por maioria, o Projeto de Lei de autoria do vereador Marival Oliveira (Sargento Marival – PMDB) que visa a realização da feira livre nos feriados quando estes caírem no dia de sábado, independente de ser feriado nacional, estadual ou municipal. Para entrar em vigor, a lei ainda depende da sanção do prefeito Israel Saldanha (DEM), que também pode vetar a matéria.
De acordo com o vereador Sargento Marival, o feriado permanecerá inalterado, mas as pessoas saberão que haverá feira em Penedo, evitando prejuízos aos feirantes e falta de arrecadação para a prefeitura, que terá seus colaboradores que trabalham nestes dias interagindo normalmente com os feirantes.
“Sou filho de feirantes e passei parte de minha vida na feira livre de Penedo, que acontece há mais de 300 anos, podendo afirmar que a nossa feira nasceu praticamente com a cidade.
Preocupado com os prejuízos que eram causados quando havia um feriado, pensei em apresentar tal projeto que pensa na manutenção da comercialização dos feirantes aos sábados, mesmo quando caia um feriado neste dia”, declarou o parlamentar.
Segundo o vereador Sargento Marival, um grupo de feirantes o procurou com um abaixo-assinado em mãos, pedindo sua colaboração no sentido de apresentar na Casa de Leis Penedense, o projeto que sinalizava com a possibilidade de permanência da feira nos dias de feriado que caiam aos sábado. Marival também fez questão de dizer na tribuna da câmara municipal, que as pessoas estavam confundindo o projeto de permanência nos feriados dos sábados com a transferência da feira para outras áreas.
“Nossa feira passou a ser também uma atração turística e transferi-la seria uma grande mancada. Entendemos que o progresso exige ousadia, mas com sabedoria, a tradição e progresso podem andar de mãos dadas, principalmente em se tratando de aspecto mais tradicional, mais folclórico e mais cultural de nossa terra”, concluiu o vereador Marival.
O projeto de número 018/2010 do gabinete do vereador Marival Oliveira que determina a realização da feira livre mesmo em dias de feriados e dá outras providências já foi aprovado na Câmara de Vereadores e aguarda apreciação do Poder Executivo penedense para sancionar ou vetá-lo.
