×

Penedo

Vereadores cobram fim da restrição ao uso do transporte coletivo para portadores de deficiência em Penedo

Vereadores cobram fim da restrição ao uso do transporte coletivo para portadores de deficiência em Penedo

Portadores de deficiência têm direito à utilização gratuita do transporte coletivo, direito previsto em lei federal que está sendo desrespeitada em Penedo. Surpreendidos por comunicado afixado em ônibus que circulam na cidade e aviso feito, dentro dos veículos, por fiscais da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), deficientes denunciaram a restrição aos vereadores penedenses.

De acordo com a medida debatida durante a sessão realizada na Câmara Municipal de Penedo (CMP) nesta quinta-feira, 04, portadores de deficiência não têm mais a gratuidade durante os finais de semana, sendo o uso livre do transporte coletivo permitido somente nos dias úteis.

O Presidente Marcelo Pereira propôs informar a situação ao promotor de justiça Eládio estrela. O ato que fere a Constituição Federal tem como base o Decreto Municipal nº 057/2001, de autoria do Poder Executivo durante a gestão do Prefeito Alexandre Toledo, segundo informou o Vereador João Lucas.

Considerando que o decreto é irregular, todos os parlamentares penedenses aprovaram ofício do Vereador Nelsinho (Antônio Nélson Oliveira de Azevedo Filho) que requer da Cooperativa de Transportes de Penedo (COOTRANSPE) e da SMTT, órgão fiscalizador do trânsito em Penedo, a imediata retirada do comunicado dos ônibus.