×

Penedo

Vereador por Penedo realiza palestras sobre alcoolismo nas escolas

Dr Raimundo foi aplaudido pela iniciativa

Preocupado com o avanço do consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens, o vereador Raimundo Souza (DEM) começou a realizar uma série de palestras nas escolas de Penedo, objetivando orientar e alertar os jovens sobre os riscos do consumo excessivo do álcool. A primeira palestra aconteceu na Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, maior do município ribeirinho, com a apresentação de diversos casos em que a vítima é levada à morte.

A palestra que aconteceu às 19 horas no auditório da unidade de ensino reuniu centenas de estudantes que lotaram o espaço para ouvir atentamente as orientações do vereador Dr Raimundo que, além de cobrar ações administrativas aplicadas na elaboração e execução das políticas públicas de juventude, vive em seu dia a dia de médico a triste realidade de encontrar diversas vítimas dessa triste doença que é o alcoolismo.

De acordo com Dr Raimundo, todos estão sujeitos a enveredar pelo caminho do vício alcoólico, sendo necessária a compreensão de todos para que a vítima seja tratada de forma séria. “É fundamental que todos que sofrem de vícios encontrem em suas famílias o apoio necessário para a superação e, não sejam taxadas como marginais ou estereotipados de outra forma”, afirmou Dr Raimundo.

O ciclo de palestras nas escolas ainda não têm definido um calendário e nem quais as próximas unidades de ensino a serem visitadas. No entanto, ainda esta semana o vereador estará se reunindo com sua assessoria para definir as estratégias de alerta à juventude, podendo inclusive as orientações saírem dos espaços educacionais e acontecerem também nas associações comunitárias de moradores.

Alcoolismo

Alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo e/ou preocupação com bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa. O alcoolismo pode potencialmente resultar em condições (doenças) psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte. O alcoolismo é um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais traz custos. Com exceção do tabagismo, o alcoolismo é mais custoso para os países do que todos os problemas de consumo de droga combinados. Normalmente os alcoólicos têm dificuldades em cumprir os seus deveres profissionais. O álcool provoca acidentes de visão, diminuindo o campo de visão da pessoa.

Apesar do abuso do álcool ser um pré-requisito para o que é definido como alcoolismo, o seu mecanismo biológico ainda é incerto. Para a maioria das pessoas, o consumo de álcool gera pouco ou nenhum risco de se tornar um vício. Outros fatores geralmente contribuem para que o uso de álcool se transforme em alcoolismo. Esses fatores podem incluir o ambiente social em que a pessoa vive, a saúde emocional e psíquica, e a predisposição genética.

O tratamento do alcoolismo é complexo e depende do estado do paciente e de seu engajamento no processo de cura. (Wikipédia).