Dr Raimundo fez um discurso emocionado na tribuna da Câmara de Vereadores
Em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Penedo, o vereador Raimundo Souza (DEM), apelou às pessoas para que analisem a possibilidade de se tornarem doares de órgãos. O médico que assume seu primeiro mandato como vereador, em sua fala emocionada lembrou as mães e pais que muitas vezes pedem desesperadamente para que o profissional da medicina salve a vida de seu filho.
Em sua fala o vereador lembrou a falta de informação para os que pretendem se tornar doadores e também informou que antigamente a decisão precisava está autorizada nos documentos de identidade, não sendo mais necessário atualmente, quando apenas a família necessita saber da decisão da pessoa. “É muito triste ouvir o clamor de um pai ou uma mãe, que vê na fila de espera de transplantes de órgãos a única saída para continuar desfrutando da companhia de seus pequeninos no dia a dia”, disse emocionado Dr Raimundo.
O legislador Dr Raimundo discorreu sobre alguns dos órgãos que podem ser doados, relatando para as pessoas que não há risco para os doadores e afirmou sua opção de doador, sendo conhecida sua decisão por toda sua família que também comunga da ideia de manter acessa por mais um tempo a chama da vida de outros irmãos em Cristo.
Potenciais Doadores
De acordo com Dr Raimundo um potencial doador pós-morte é aquele paciente que se encontra internado num hospital, sob cuidados intensivos, vítimas geralmente de um acidente que provocou um dano na cabeça. Nesses casos o doador é considerado pós-morte, sendo nestes casos considerados os pacientes que sofreram uma morte encefálica, ou seja, uma morte do cérebro e tronco cerebral.
Órgãos Transplantados
Atualmente os seguinte órgãos e tecidos podem ser transplantados: pulmão, pâncreas, vasos sangüíneos, intestino, ossículos do ouvido, pele, coração, válvulas cardíacas, córneas, medula óssea, fígado, rins, tendões e meninge.
