Durante a sessão desta terça-feira (24), na Câmara Municipal de Maceió, o vereador Galba Netto (PMDB) apresentou um requerimento, aprovado por unanimidade, pedindo ao prefeito Rui Palmeira (PSDB) a regulamentação do serviço de moto-táxi na região do Benedito Bentes. Ele quer a realização de uma sessão pública para discutir o tema que envolve a rotina de trabalho de mais de cinco mil profissionais, que atualmente trabalham na clandestinidade. A galeria da CMM estava lotada com representantes da categoria.
Galba Netto citou o trabalho dos mototaxistas no complexo do Benedito Bentes como um exemplo, pois eles são a principal forma de deslocamento e interligação entre os moradores da região. “Quem não usa o serviço é obrigado a caminhar diariamente por quilômetros até um ponto de ônibus, onde ficam muito tempo esperando. Maceió tem um trânsito caótico e que precisa de soluções urgentes”, disse. Ele explicou que o requerimento pede ao prefeito que envie uma mensagem regulamentando o funcionamento do serviço.
O vereador Marcelo Gouveia (PRB) usou a tribuna para defender a regulamentação da atividade de mototaxista. Em seu discurso, o parlamentar cobrou do poder público celeridade no processo para que esses trabalhadores possam atuar na legalidade. Segundo o vereador, a legalização da atividade vai evitar que muitos mototaxistas que trabalham honestamente sejam aliciados com propostas de propina. De acordo com ele, a prática está crescendo nos bairros da alta de Maceió, e os donos de motos vivem sob a ameaça de terem suas motos apreendidas.
O vereador Guilherme Soares (PSOL) destacou que já é usuário dos serviços dos mototaxistas há muito tempo e relembrou que quando trabalhou no Hospital Universitário sempre utilizava a velocidade e a praticidade para receber e fazer entregas. Já o vereador Wilson Júnior (PDT) prometeu ser um parceiro da categoria durante toda a “batalha” que será a regulamentação do serviço em Maceió, assim como acontece em outras capitais do país. Ele lamentou que algumas pessoas trabalhem contra a profissão e disse que a sociedade precisa ganhar tempo para ir ao trabalho e a moto é uma excelente alternativa.
TRABALHO – Integrantes da categoria no Benedito Bentes foram autorizados a falar em plenário e cobraram a regulamentação do serviço. O presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Ed Sampaio, explicou que há muito tempo o grupo busca o direito de trabalhar em paz, sem ser vítima dos excessos de fiscalização. Para ele, o prefeito Rui Palmeira precisa conhecer a realidade destes profissionais para passar a defender o serviço.
Já para Alan Pierre, um dos líderes do movimento, a regulamentação precisa ser votada o mais rápido possível para que os mototaxistas possam contribuir com o crescimento da cidade. “São pais de família que querem apenas trabalhar sem medo e sem abusos que são cometidos pela fiscalização. Somos uma alternativa ao transporte público. Somos trabalhadores e, portanto, precisamos ser respeitados”, reforçou.
