×

Penedo

Vereador Dr. Raimundo cobra melhorias na saúde pública de Penedo

Dr. Raimundo em visita aos Postos de Saúde de Penedo

Em visita aos postos de saúde localizados nos povoados de Penedo, o vereador Raimundo Souza (DEM) encontrou diversas situações de desacordo com as reais necessidades para o atendimento à população nas referidas comunidades.

No povoado Palmeira Alta, o posto de saúde da família, estava fechado somente com um prego, onde deveria está um cadeado fechando a porta do local. Dentro do espaço físico, o descaso é ainda maior com a falta de manutenção e limpeza, requisitos indispensáveis para que a saúde da população seja garantida com o devido respeito do poder público. No entanto, o posto do referido povoado foi fechado há algum tempo para uma merecida reforma, sendo que até o momento a promessa não foi cumprida e o atendimento está sendo realizado numa casa alugada pela Prefeitura de Penedo.

A preocupação do vereador Dr Raimundo se expandiu quando em alguns postos foi detectado o risco provocado por diversas rachaduras nas estruturas físicas do prédio. Na Marituba do Peixe, que funciona como anexo do posto de saúde do povoado Capela a visita resultou numa inesperada surpresa, quando foi flagrado que a cadeira odontológica utilizada pelos usuários daquela unidade de saúde, funciona de forma artesanal com a ajuda de uma garrafa plástica “PETI”.

No anexo do Povoado Prosperidade, o posto de saúde só funciona uma vez por semana, quando o profissional médico visita o povoado para realizar consultas com a comunidade, que reclama a falta de um agente de saúde que possa proceder a marcação. Ainda na região de Santa Margarida e do Povoado Pescoço, algumas salas localizadas dentro dos postos que deveriam funcionar oferecendo o serviço básico a comunidade, a água está empoçada sendo possível foco de proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

Em alguns Postos de Saúde sediados na zona urbana da cidade o problema maior foi encontrado nos fundos, onde o lixo hospitalar estava sendo acumulado há mais de 30 dias, causando um desagradável odor a população residente nas proximidades dos postos, além de oferecer o risco de contaminação aos pacientes que buscam as unidades de atendimentos justamente para sanar seus problemas de saúde.

Em requerimento feito ao poder executivo, Dr Raimundo, pediu sensibilização para os problemas e ações que visem a solução dos mesmos, que têm causado sérias conseqüências à população carente, maior prejudicada com as falhas da gestão pública.