×

Política

Vereador Dr. Raimundo apresenta emenda que altera redação de projeto

Dr Raimundo também estranhou a redação do anteprojeto

O vereador Dr. Raimundo Jorge Rosário Souza propõe uma nova redação ao anteprojeto que trata da permuta de imóveis entre a Prefeitura de Penedo e a Santa Casa de Misericórdia, proposta de autoria do Poder Executivo Municipal que gerou polêmicas por conta de sua redação. A modificação no texto original visa eliminar dúvidas quanto ao funcionamento do Centro de Diagnóstico Dr. Hélio Lopes, unidade que continuará com gestão compartilhada entre a Santa Casa e a Prefeitura, conforme explicou Dr. Raimundo Jorge.

“Não vamos entrar no mérito de erros, falhas, o que passou, passou. O que nós precisamos agora é resolver agora o problema da saúde no nosso município e para isso estamos apresentando uma emenda modificativa ao projeto de lei que dispõe sobre a permuta do imóvel público municipal com lote de terreno da Santa Casa de Misericórdia”, declarou o parlamentar em sua justificativa que põe fim às interpretações geradas pela proposta, cujo texto original incluía o Centro de Diagnóstico na desativação da Unidade de Emergência de Penedo, a partir do funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) terão seu acesso livre e gratuito, como o sistema preconiza”, argumentou o vereador, frisando que a Unidade de Emergência Antônio de Jesus somente será fechada quando a UPA estiver em pleno funcionamento. Dr. Raimundo Jorge voltou a explicar como é feito o atendimento aos pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento, estruturas que atendem a padrão internacional de pronto-socorro, com níveis de prioridade para atendimento identificado por cores (vermelho, amarelo, azul e verde).

Sobre a possibilidade de adaptação do atual prédio da Unidade de Emergência Antônio de Jesus para instalação da UPA, Dr. Raimundo disse que estudo anterior feito por técnicos especializados comprovam a inviabilidade da sugestão. O parlamento concluiu seu pronunciamento explicando que o funcionamento da UPA depende ainda da ampliação da maior quantidade de leitos hospitalares e estrutura de ortopedia, serviços que devem ser prestados pela Santa Casa de Misericórdia, instituição que vende esses serviços à Secretaria Municipal de Saúde.