A Câmara de Vereadores de Penedo elegeu na tarde desta quinta-feira, 25, sua nova mesa diretora para o biênio 2011/2012. Com nove dos dez votos, foi eleito o vereador Manoel Messias Lima (PDT), que presidirá a partir de 1º de janeiro de 2011 a mesa diretora da Casa de Leis pelos próximos dois anos de mandato.
A escolha da nova mesa diretora aconteceu com uma única chapa de consenso, formada pelos vereadores apresentados como presidente, Manoel Messias (PDT); vice-presidente Derivan Thomaz (PMDB); 1º Secretário Marival Oliveira (PMDB) e 2º Secretário Armando Lima (PTB).
O atual presidente da Câmara Municipal, vereador Bili Marques (PMDB), considerou o processo democrático de escolha da nova mesa, tranquilo e sem surpresas, sendo notada apenas a desistência do Sargento Marival pela disputa da presidência.
No caso da desistência foi considerado o fato dos dois candidatos que disputariam a presidência, integrarem a bancada de situação e possivelmente causar um mal-estar entre legislativo e executivo ou mesmo um racha político.
Presidente Eleito
O vereador Messias da Filó, como é conhecido em Penedo, tem um amplo conhecimento legislativo, tendo inclusive em outras oportunidades presidido a câmara municipal da cidade ribeirinha. Messias foi candidato a prefeito de Penedo em 1996, apresentado na oportunidade pelo prefeito Dirson Albuquerque, sendo à época o candidato da situação.
Naquela eleição, Messias era presidente da câmara de vereadores e disputou a eleição majoritária com mais quatro candidatos, saindo vencedor naquele tempo o ex-prefeito Alexandre Toledo que assumiu seu primeiro mandato.
Mesmo integrando o partido do maior adversário político do prefeito Israel Saldanha (DEM) na atualidade, agremiação política do ex-prefeito Március Beltrão, o vereador tem se mostrado prudente em suas posições e deixado claro que não fará oposição a Penedo, mas estará vigilante às ações administrativas e não compactuará com má gestão de nenhum prefeito, seja ele quem estiver no mandato.