Denúncia feita na tribuna da Câmara de Vereadores de Penedo
O vereador Derivam Thomaz (PMDB) fez duras críticas a área da saúde na tribuna da Câmara de Vereadores de Penedo durante a sessão realizada nesta quinta-feira, 16 de fevereiro. O edil que tem conhecimento de causa criticou a falta de estrutura do prédio da Unidade de Emergência Antônio de Jesus (U.E) e as precárias condições de alguns equipamentos que servem a população de toda a região.
Segundo o vereador, faltam as condições mínimas para atendimento dos enfermos na U.E. de Penedo, como por exemplo lençóis e remédios. Ainda de acordo com o vereador, a sala de medicação do prédio encontra-se quase que em sua totalidade mofada e a maioria dos colchões estão rasgados e sem condições de uso.
“A Unidade de Emergência de Penedo está abandonada pelo poder executivo, sem as mínimas condições de funcionamento. Faltam coisas que são consideradas essenciais. Os funcionários tem força de vontade para fazer tudo da forma correta, mas sem o apoio do Poder Executivo fica difícil. Saúde é prioridade”, declarou o edil.
O vereador Derivam Thomaz declarou ainda em seu pronunciamento que o descaso na U.E de Penedo é tão grande que a presença de ratos na cozinha e nos corredores do hospital se tornou constante, fato que coloca em risco a saúde de centenas de pessoas que todos os dias são atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade ribeirinha.
Um fato lamentável e que vem deixando os servidores da U.E. de Penedo chateados é o não pagamento do Boletim de Produtividade Ambulatorial (BPA). Conforme declarou Derivan, há 15 meses a Prefeitura Municipal de Penedo não paga o benefício que é a sobra dos recursos que a são destinados ao hospital emergencial da cidade ribeirinha e gira em torno de R$ 30 mensal para cada funcionário.
