×

Penedo

Vereador cobra contratação de médicos para UPA de Penedo

Padrão do Governo Federal não tem sido cumprido no município ribeirinho

A Unidade de Pronto Atendimento de Penedo (UPA) há pouco menos de um mês abriu suas portas para atender a população do município ribeirinho e cidades circunvizinhas. No entanto, o serviço ofertado no novo espaço de saúde tem intrigado e revoltado algumas pessoas que nos últimos dias precisaram de atendimento médico e encontraram uma realidade diferente daquela divulgada em propagandas institucionais.

Desde que foi anunciada a instalação da UPA em Penedo e a consequente desativação da Unidade de Emergência Antônio de Jesus, que o assunto passou a ser amplamente discutido pelos meios de comunicação locais, rodas de amigos e até mesmo no plenário da Câmara de Vereadores da cidade. Por diversas vezes, a maioria dos parlamentares se mostraram contrários à troca da UPA pela U.E., por inúmeros motivos já elencados.

Agora, já com a nova e complexa unidade de saúde em pleno funcionamento, alguns problemas previsíveis começaram a aparecer e de certa forma tem amedrontado as pessoas que precisam do serviço e depositaram na construção da UPA suas esperanças de uma saúde digna e de qualidade.

Para o vereador Dr. Raimundo Souza (DEM), para que a UPA atenda com mais eficiência os pacientes de Penedo e região é indispensável a contratação de mais médicos. A declaração do edil foi externada durante a sessão da Câmara de Vereadores de Penedo realizada na última quinta-feira, 13 de setembro. Em sua fala, o vereador ainda parabenizou a sofisticação dos equipamentos e da estrutura do prédio.

As UPA’s são serviços assistenciais de saúde em que todos os ambientes necessários ao seu funcionamento devem respeitar as normas preconizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e seguir as orientações contidas nas normas de financiamento destes órgãos. Os Códigos de Edificações e Leis de Uso do Solo de cada município também devem ser respeitados.

Uma das exigências das UPA’s iguais a de Penedo, é a de que elas devem funcionar com 4 médicos plantonistas, distribuídos entre pediatras e clínicos gerais, mas na unidade de saúde da cidade ribeirinha, apenas um profissional da área médica tem ficado de plantão diariamente, tendo que zelar pela vida de aproximadamente 250 pessoas que todos os dias buscam atendimento no local.