As cores e os sons dos folguedos e grupos populares alagoanos vão invadir a orla de Maceió no Verão 2015. O Giro dos Folguedos está de volta e, desta vez, acontecerá nas tardes de domingo do mês de janeiro, à beira-mar da Ponta Verde e Pajuçara. A 8ª edição do projeto promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), conta com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL).
A atividade integra a programação comemorativa pelos 200 Anos de Maceió, que serão comemorados em 2015. Durante todo o ano, ações e eventos marcarão a celebração pela data e, para começar, nada melhor que abrir o ano mesclando o colorido dos chapéus de guerreiro e o brilho dos bumba-meu-boi com o azul piscina das praias urbanas da capital.
As exibições acontecerão no calçadão da Avenida Silvio Viana, no trecho que vai desde o estacionamento do antigo Alagoinhas até o Largo dos Sete Coqueiros. Diversos grupos se apresentarão nos cinco palcos montados no espaço e desfilarão no percurso possibilitando o contato direto entre comunidade e turistas com os mestres da cultura popular alagoana.
Participam das apresentações grupos de Bumba Meu Boi, Afoxé, Guerreiro, Coco de Roda, Maracatu, Baianas, Quilombos, Fandando, Pastoril, Negras da Costa e até escolas de samba.
O projeto Giro dos Folguedos tem a missão de divulgar e incentivar a cultura popular produzida em Maceió. A ação tem ainda um papel importante para integração dos grupos e possibilita que visitantes e maceioenses conheçam as manifestações culturais da cidade.