O Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, divulgou nesta quarta-feira, 16 de julho, a programação oficial de sua 67ª edição. O longa-metragem “Ventos de Agosto”, novo trabalho do diretor Gabriel Mascaro, foi selecionado para a Competição Internacional Principal e está na disputa pelo Leopardo de Ouro, principal prêmio do evento. O filme foi assistido pela primeira vez pelo representante do comitê de seleção de Locarno, Sergio Fant, na quinta edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro, em maio, no Museu da Imagem e do Som – MIS, em São Paulo. Na ocasião, o longa tinha o título provisório de “Além Mar”.
A participação nacional na edição deste ano é expressiva. A Competição Cineastas do Presente, reservada a primeiros ou segundos filmes de seus realizadores, programou a coprodução com o Uruguai “Os Inimigos da Dor / Los Enemigos del Dolor”, de Arauco Hernández. O filme foi um dos contemplados pelo Edital de Coprodução Brasil-Uruguai em 2012, quando recebeu da ANCINE um apoio de 150 mil dólares, por meio da Primo Filmes, a empresa coprodutora minoritária brasileira. O Brasil também terá representantes na competição Leopardos de Amanhã – o curta-metragem “O Bom Comportamento”, de Eva Randolph – e na nova seção Sinais de Vida – o longa “Com os Punhos Cerrados”, de Pedro Diógenes, Ricardo Pretti e Luiz Pretti.
Filmes contam com apoio da ANCINE para viabilizar participação no festival
Os longas-metragens “Ventos de Agosto”, “Os Inimigos da Dor” e “Com os Punhos Cerrados”, e o curta “O Bom Comportamento”, participarão do evento com auxílio do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais da ANCINE. O programa auxilia produções oficialmente convidadas a participar de 80 festivais internacionais de cinema ao redor do mundo, e 27 laboratórios ou workshops. Saiba mais sobre o programa aqui.
Atriz Alice Braga e cineasta Helvécio Marins Jr fazem parte dos júris das competições oficiais
A atriz brasileira Alice Braga foi convidada para compor o quadro de jurados da Competição Internacional e ajudará a escolher o vencedor do Leopardo de Ouro. Já o diretor Helvécio Marins Jr. está entre os que decidirão os premiados na seção Leopardos do Amanhã. Na seleção de títulos que contam com a participação de membros dos júris oficiais, serão exibidos “Latitudes”, de Felipe Braga, com a participação de Alice, e “Girimunho”, dirigido por Helvécio. Encerrando a participação brasileira, o curta-metragem “Poder dos Afetos”, de Helena Ignez, faz sua estreia internacional, e o clássico “Copacabana Mon Amour” (1970), de Rogério Sganzerla, compõe a programação da mostra retrospectiva História(s) do Cinema.
Na área de indústria, mais participações brasileiras
O Festival de Cinema de Locarno promove ainda, de 9 a 11 de agosto, os Dias da Indústria, espaço para troca de experiências entre profissionais do mercado. Neste ano, a seção Carte Blanche terá edição com foco dedicado ao cinema brasileiro, em uma parceria do festival com o Programa Cinema do Brasil. Sete longas-metragens brasileiros em fase de pós-produção serão apresentados a potenciais parceiros, como gestores de fundos de investimento, programadores de festivais e agentes de vendas.
Nos próximos dias, a ANCINE vai anunciar a lista de representantes de produtoras brasileiras independentes que irão aos Dias da Indústria com a ajuda do Programa de Apoio à Participação de Produtores de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios, que ajuda a viabilizar a participação de produtores em 22 eventos internacionais de mercado ou rodadas de negócio. Para mais informações sobre o programa, clique aqui.
O Festival de Cinema de Locarno acontece de 6 a 16 de agosto, na cidade turística homônima da Suíça. Confira a programação completa no site oficial do evento.