×

Brasil/Mundo

Palmeiras vence 11° título brasileiro e Abel ganha troféu que faltava

O Palmeiras soma mais um feito para uma era incrível de sua história. O alviverde acaba de ganhar o Campeonato Brasileiro de 2022 com três rodadas de antecedência, conquistando seu 11º título da competição. Além de ser o líder do torneio desde a décima rodada, ainda está invicto há 19 jogos, tendo até agora apenas duas derrotas na competição.

Segundo a CBF, o clube lidera o ranking dos maiores vencedores do Campeonato Brasileiro com 11 taças, tendo sido campeão em 1960, 1966, 1967 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa), 1969 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa), 1972, 1973, 1993, 1994, 2016, 2018 e agora 2022.

Em segundo lugar estão o Santos e Flamengo com 8 conquistas, depois o Corinthians com 7, São Paulo com 6, Cruzeiro, Fluminense e Vasco da Gama com 4, Internacional com 3, Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo e Grêmio com 2 e Athletico, Coritiba, Guarani e Sport com uma taça.

O mais impressionante para o Palmeiras e seu torcedor não é apenas a trajetória dominante no campeonato, mas o fato que o clube está bem posicionado para mais anos de ouro. Quem entrar em uma das casas de apostas no mercado, verá sempre o Verdão com o respeito das odds e dos apostadores, além dos especialistas e jornalistas. Caso você queira dar seus palpites, aproveite o bet365 código de bônus para turbinar seu depósito inicial.

Uma era de ouro

O Palmeiras vive uma era de ouro em sua história, com sete títulos conquistados em apenas três anos. Isso nunca ocorreu desde sua fundação, nem mesmo nos áureos tempos da Academia. São duas Copas Libertadores da América seguidas em 2020 e 2021, dois Campeonatos Paulista, em 2020 e 2022, uma Copa do Brasil em 2020, uma Recopa em 2022 e agora o Campeonato Brasileiro.

Com o treinador português Abel Ferreira no comando da equipe do Palestra e um elenco de primeira linha com Weverton, Dudu, Danilo, Raphael Veiga, Rony, Gustavo Scarpa, Gustavo Gómez, Marcos Rocha, Zé Rafael, entre outros, a equipe mostrou um conjunto insuperável e disciplina tática durante toda a competição. A conquista foi confirmada com um resultado negativo do Internacional contra o América-MG.

Dudu se tornou um dos jogadores que mais marcaram gols pelo Palestra em campeonatos nacionais, somando 49 gols. À sua frente só está Cesar Maluco, com 61 gols marcados. O paraguaio Gustavo Gómez foi o zagueiro que mais gols fez pelo clube em campeonatos brasileiros, com 15.

A mão de um grande técnico

A campanha fantástica do Palmeiras tem várias peças importantes, mas há alguém com maior destaque. Um grande técnico que tornou todas essas conquistas possíveis, juntamente com a vontade de vencer de seu elenco. Abel Ferreira é a estrela deste ciclo de vitórias em apenas dois anos, tendo vencido seis troféus para o clube, se igualando ao lendário Felipão em número de títulos.

O troféu do Brasileirão era o único que faltava à coleção de Abel Ferreira e sua conquista teve tanta repercussão que até o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa lhe telefonou para dar os parabéns por mais essa conquista.

O título é a coroação de uma carreira meteórica. Em 2011, Abel Ferreira decide se aposentar da carreira de jogador e assume o cargo de treinador do sub-19 do Sporting. Em seguida passa pelo Sporting B e em 2015 se transfere para o Braga, onde foi treinador da equipe B e graças à boa campanha foi promovido a treinador da equipe principal.

Mesmo sem ter ganhado título algum em sua carreira, o treinador foi contratado em 2019 pelo PAOK da Grécia. O Palmeiras já monitorava o português e resolve então contratá-lo no final de 2020, após a demissão de Vanderlei Luxemburgo. Em praticamente três meses, sem ter tido muito tempo de adaptação ao nosso futebol, Abel leva sua equipe para uma final da Copa Libertadores contra o Santos e ganha seu primeiro torneio continental. Na temporada seguinte, chega a sua segunda final da Libertadores em 2021, contra o poderoso Flamengo, e vence novamente a Copa Libertadores da América.

Arredondando seu currículo com o Campeonato Brasileiro, fica difícil imaginar que o técnico ficará muito tempo no cargo, ainda mais no período pós-Copa do Mundo ou depois da próxima janela europeia. Mas enquanto não aceita outra proposta, o torcedor do Palmeiras pode ter certeza de um time competitivo.