×

Negócios/Economia

Veja quais as principais criptomoedas do Brasil

Investir em bitcoin é apenas uma das opções que você tem de criptomoedas que estão presentes no Brasil. Para entender melhor como funciona esse mercado, confira nosso artigo.

Como funcionam as criptomoedas

As criptomoedas são as chamadas moedas virtuais, que são criptografadas e descentralizadas. Portanto, é uma moeda global que está circulando no mundo todo, mas sem um órgão regulador.

O bitcoin é a criptomoeda mais famosa e tem seu número limitado em 21 milhões. No entanto, o valor de 1 bitcoin pode variar constantemente, já que o mercado funciona de acordo com a oferta e procura.

Para comprar bitcoins é necessário procurar uma corretora ou minerá-la. A compra deve ser verificada e divulgada no blockchain que é um banco de dados que registra todas as movimentações com o bitcoin para evitar a duplicidade da moeda.

Mas é preciso ter cuidado na hora de fazer qualquer transação com a moeda, pois alguns países como o Equador e China proíbem a negociação. Por isso, é importante entender como funciona a sua regulação em cada país.

Como funciona a regulação da moeda virtual no Brasil

No Brasil, não há uma regulação específica para o funcionamento da criptomoeda. Portanto, não existe uma lei que reconheça e regule a moeda virtual, apesar de não haver algo que efetivamente proíba a negociação e circulação do bitcoin.

O projeto de lei 2303/2015 tem o objetivo de incluir a criptomoeda na categoria de arranjos de pagamento, sendo regulado e supervisionado pelo Banco Central, apesar do projeto ainda estar tramitando no Congresso Nacional.

Mesmo não sendo regulamentada, a moeda virtual pode estar sujeita a declaração de participação e tributação, já que, segundo a Receita Federal, ela não reconhece o bitcoin como moeda, mas como um ativo financeiro.

Por isso, para a Receita Federal, é necessário declarar os ganhos acima de R$ 35 mil por mês, com a possibilidade de reter 15% a título de imposto de renda, e com o valor sendo pago até o último dia do mês seguinte ao do mês declarado.

Como negociar a moeda virtual do Brasil

No Brasil, para negociar a moeda virtual é preciso recorrer à uma corretora de criptomoedas como a Atlas Quantum, por exemplo, pois são essas empresas que conectam as pessoas que desejam comprar e vender o bitcoin.

Entretanto, em cada negociação é necessário pagar uma taxa para as corretoras, fato que, de certa forma, despopulariza as transações comerciais com a moeda no país.

Por conta disso, no Brasil ainda são poucos os estabelecimentos que aceitam a moeda virtual como forma de pagamento, mantendo-o mais viável como um ativo digital.

Quais são as principais criptomoedas que funcionam no Brasil e como elas se comportam no mercado

Apesar das criptomoedas ainda não serem regulamentadas no Brasil, existem várias moedas virtuais que são negociadas no país. Confira cada uma delas e entenda como elas se comportam no mercado.

Bitcoin

A criptomoeda mais famosa do mundo funciona no Brasil apenas como moeda virtual, não sendo aceita em estabelecimentos comerciais e bancos. Mas como o seu preço varia muito, acaba sendo uma ótima oportunidade de investimento.

Com a possibilidade de altos ganhos, o investimento em bitcoin tem atraído atenção de muitas pessoas. Contudo, o processo é de alto risco, já que há uma alta volatilidade da moeda virtual.

Ethereum

A Ethereum já foi apontada como a sucessora do Bitcoin, pois conseguiu aumentar rapidamente seu valor nos últimos anos. Todavia, a Ethereum é apoiada por algumas instituições financeiras e seu limite é acima de 100 milhões. de moedas.

Além de ser uma moeda virtual, o Ethereum permite que outras transações possam ser executadas na sua rede. Um exemplo disso são os documentos armazenados na rede ETH como plataforma open source.

Ripple

O Ripple não é apenas uma moeda virtual, mas um protocolo de pagamento que permite que outras moedas sejam inseridas no sistema. O processo funciona perfeitamente em bancos e instituições financeiras como Santander e American Express.

Dentro da rede Ripple, é possível fazer as mais diferentes negociações, como a troca de ouro por quilo de arroz. Dessa forma, torna-se uma excelente oportunidade de investimento para quem pretende lucrar com o mercado de criptomoedas.

Agora que você já sabe quais as principais criptomoedas que funcionam no Brasil, fica mais fácil escolher algumas delas para trabalhar e, consequentemente, investir. Uma boa opção, vale reforçar, é o investimento em bitcoin, visto que é a moeda virtual mais rentável atualmente.