O Vasco recebeu o Grêmio Prudente na noite desta quinta-feira, em São Januário, e, com certa dificuldade, venceu por 2 a 1. Com o resultado, o time cruz-maltino chegou aos 45 pontos – “número mágico”, segundo os matemáticos, para se garantir na Série A. Por outro lado, o time do interior paulista continua na lanterna e precisa de um milagre para escapar da Série B-2011.
O jogo
O primeiro tempo foi em ritmo de amistoso. O Vasco entrou em campo sonolento e foi castigado. Logo aos nove minutos, Adriano Pimenta fez boa jogada pela esquerda, driblou Rômulo e Dedé e bateu forte para abrir o placar a favor do Grêmio Prudente.
A equipe de PC Gusmão não mostrou muito ímpeto em buscar o empate. Aos 19 minutos, o treinador substituiu Rafael Carioca por Rafael Coelho e o time ganhou mais movimentação no ataque. O Grêmio Prudente continuou jogando na retranca e apostando nos contra-ataques.
Aos 29 minutos, a história do jogo começou a mudar, quando Rômulo subiu mais alto que a defesa adversária e, de cabeça, deixou tudo igual. Apenas dois minutos depois, Rômulo, novamente de cabeça, aproveitou cruzamento de Felipe e virou o jogo para o Vasco.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, surpreendentemente, Rafael Coelho, que entrou no decorrer da partida, foi substituído após passar mal. E a bruxa parecia solta para o time da casa. Pouco tempo depois, Eder Luis sentiu uma dor muscular e em seu lugar entrou o jovem Jonathan que, logo em seu primeiro lance, recebeu uma pancada nas costas e teve de ser medicado fora de campo. Fora o lateral Max, que também sentiu um incômodo e foi tirado de maca para atendimento.
Enquanto isso, o Grêmio Prudente apostava na velocidade, mas, sem criatividade, não chegava a assustar Fernando Prass. Sem os atacantes, o time de PC Gusmão trocava passes no meio de campo, mas também não eram efetivos nas jogadas ofensivas, sendo as bolas paradas a maior arma carioca na etapa final.
O time do interior paulista quase chegou ao empate nos minutos finais, quando Adriano Pimenta invadiu a área e, desequilibrado, bateu na saída de Fernando Prass. Mas a bola foi para fora e a torcida respirou aliviada.
Assim, o Vasco saiu de campo com mais três pontos e, com 45, tem chances remotíssimas de cair para a Série B. Já o Grêmio Prudente, com 24 pontos, continua na lanterna e precisa de um milagre para escapar do rebaixamento.
FICHA TÉCNICA
VASCO 2 X 1 GRÊMIO PRUDENTE
Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 3/11/2010 – 21h (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Helbert Costa Andrade (MG) e Janette Mara Arcanjo(MG)
Renda e público: R$ 60.270,00 / 2.474 pagantes
Cartões amarelos: Felipe, Zé Roberto (VAS); Diego Giaretta, Leonardo (GRE)
Cartões vermelhos: Não houve
GOLS: Rodrigo Pimenta 9’/1ºT (0-1), Rômulo 29’/1ºT (1-1) e Rômulo 32’/1ºT (2-1)
VASCO: Fernando Prass, Fagner, Cesinha, Dedé e Max; Rafael Carioca (Rafael Coelho 18’/1ºT, depois Fumagalli – Intervalo), Jumar, Rômulo e Felipe; Zé Roberto e Eder Luis (Jonathan 20’/2ºT) – Técnico: PC Gusmão.
GRÊMIO PRUDENTE: Sidney, Bruno Ribeiro, Anderson Luis, Leonardo e Diego Giaretta (Cleidson – Intervalo); Roberto, João Vitor (Rafael Martins 31’/2ºT), Adriano Pimenta e Rhayner (Renan 14’/2ºT); Wanderly e Wesley – Técnico: Fábio Giuntini.