Paulo César Gusmão encerrou, neste sábado, o primeiro turno do Campeonato Brasileiro como único treinador invicto. No Estádio Castelão, em Fortaleza, o Vasco ganhou do Ceará por 2 a 0, pela 19.ª rodada. O resultado deu ao treinador um desempenho de dez vitórias e nove empates na Série A, sendo cinco vitórias e dois empates quando comandava o Ceará e cinco vitórias e sete empates como técnico da equipe carioca.
O Vasco, com a vitória fora de casa, vai a 26 pontos, na sétima colocação, e ainda tem um jogo a menos – a partida contra o Corinthians, que estava marcada para a última quarta-feira, foi adiada para 13 de outubro por causa das comemorações do centenário do time paulista. Já o Ceará perdeu a invencibilidade de nove jogos no Castelão, estacionando nos 25 pontos, em oitavo lugar.
O Ceará dominou o primeiro tempo, mas foi castigado pela falta de marcação a Carlos Alberto. O meia, aos sete minutos, partiu em contra-ataque, driblou três adversários e passou para Eder Luís, que acionou Zé Roberto para marcar o único gol da etapa. O time cearense finalizou com chances de empatar pelo menos seis vezes, mas em nenhuma concluiu em gol. O Vasco, além do gol, só conseguiu chutar no final da etapa, mas sem perigo para Michel Alves.
Para o segundo tempo, o Ceará voltou sem Pablo – entrou o meia Geraldo. O Vasco de princípio não mexeu, mas aos cinco minutos Carlos Alberto saiu machucado para entrada de Fumagalli. Mais objetivo, o time carioca teve mais chances de ampliar. O único lance de perigo dos cearenses foi com Magno Alves, que cara a cara com Fernando Prass perdeu a oportunidade, aos 27 minutos.
O Vasco fez 2 a 0 aos 37 minutos, quando numa cobrança de falta Felipe Bastos bateu, a barreira deu rebote e o mesmo jogador decretou a quebra de invencibilidade do Ceará no Castelão.
Pela 20.ª rodada, a primeira do returno, o Ceará pega o Fluminense, no Engenhão, na próxima quarta-feira, às 19h30. Já o Vasco recebe na quinta, às 21 horas, o Atlético Mineiro, em São Januário.
Ficha Técnica
Ceará 0 x 2 Vasco
CEARÁ: Michel Alves; Fabrício, Pablo (Geraldo) e Diego Sacoman; Oziel (Vandinho), Heleno, João Marcos, Camilo e Ernandes; Magno Alves e Everton Kempes. Técnico: Mário Sérgio.
VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Titi e Jumar; Rafael Carioca, Rômulo, Zé Roberto (Jonathan) e Carlos Alberto (Fumagalli); Nunes e Eder Luís (Felipe Bastos). Técnico: Paulo César Gusmão.
Gols: Zé Roberto, aos 7 minutos do primeiro tempo; Felipe Bastos, aos 37 minutos do segundo tempo; Cartões amarelos – Camilo e Everton Kempes (Ceará); Zé Roberto (Vasco); Árbitro – Sálvio Fagundes Filho (Fifa-SP); Renda e público – Não disponíveis; Local – Estádio Castelão, em Fortaleza (CE).