Mais uma etapa do Mutirão do Júri terá início no próximo sábado (07), na Faculdade de Direito de Maceió (Fadima) do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac). Na ocasião, serão julgados os processos das 7ª e 9ª Varas Criminais da Capital – Tribunal do Júri, relativos à Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa solucionar os processos distribuídos até dezembro de 2005 em todas as unidades judiciárias do país.
Em cada uma das 30 salas disponibilizadas funcionarão dois Júris por magistrado, nos horários com início às 8h e às 13 horas. Inicialmente, serão julgados 60 processos distribuídos igualmente para as 7ª e 9ª Varas Criminais da Capital. Com 180 processos pautados, o Mutirão do Júri prossegue nos dias 21 de novembro e 12 de dezembro.
“Por meio dos três mutirões do Júri, realizados até o fim deste ano, conseguiremos dar celeridade aos julgamentos dos quase duzentos processos, o que contribuirá para o cumprimento da Meta 2 do CNJ”, destacou o juiz Geraldo Cavalcante Amorim, da 9ª Vara Criminal da Capital.
Até o dia 18 de dezembro deste ano, o Poder Judiciário alagoano realizará um mutirão por semana. Além dos processos relativos ao Tribunal do Júri, acontecerão ainda nos dias 13, 20 e 27 de novembro, 04, 11 e 18 de dezembro o julgamento dos processos das demais Varas Criminais da Capital. No total, estão previstas 1450 audiências.