Atualmente o processo para entrar no país ocorre por entrevistas no consulado americano
Estudo divulgado recentemente pela Partnership for a New American Economy, organização privada norte-americana, afirma que a participação do Brasil no programa Visa Waiver, de isenção de vistos para os Estados Unidos, pode representar 5,57 bilhões de dólares em ganhos gerados com o turismo entre 2015 e 2019 para este país.
Segundo o relatório, o número de brasileiros visitando os EUA seria 1,2 milhões a mais caso a isenção de visto americano fosse concedida, e representariam 14,3 milhões do total. Além disso, a organização ainda afirma que a participação do Brasil no programa Visa Waiver criaria 36.766 postos de trabalho adicionais no setor turístico, de um total de 50.526.
“O Brasil, com população de 200 milhões e um PIB per capita em crescimento, pode se tornar uma das maiores alavancas para o turismo internacional nos Estados Unidos no período 2015-2019”, diz relatório.
O documento divulgado ainda inclui estimativas para a inclusão da África do Sul, Hong Kong, Polônia, Israel e Turquia no programa e conclui que o ganho com os visitantes destes países poderia ser de até 7,65 bilhões de dólares. Se comparadas às projeções de não adesão destes países, e do Brasil, ao Visa Waiver, o aumento de visitas seria de aproximadamente 20 milhões de turistas.
Atualmente o visto para entrar nos EUA é realizado mediante processo de entrevistas no consulado americano. O processo é distinto do adotado pela maioria dos países da União Europeia, por exemplo, onde não se exige o visto de visitantes brasileiros.
