×

Esporte

Valdileia Martins bate recorde e vai à final do salto em altura em Paris 2024

Valdileia Martins - Cameron Spencer/Getty Images

No primeiro dia de provas do atletismo nos Jogos Olímpicos Paris 2024, a brasileira Valdileia Martins voou alto e se classificou para a final da prova do salto em altura. Diante de um Stade de France completamente lotado, nesta sexta-feira (2), Valdileia saltou 1,92m, igualou o recorde brasileiro (e sua marca pessoal), e se credenciou para a decisão, entre as 13 finalistas.

Na prova, porém, Valdileia sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo quando tentava a marca de 1,95m e sua presença na final, que será disputada no próximo domingo (4), se tornou incerta.

O Time Brasil esteve na disputa em outras provas do atletismo nesta sexta-feira. Nos 800m, Flávia Maria de Lima não avançou diretamente para as semifinais, mas fez o tempo de 2:00:73, sua melhor marca do ano, e foi para a repescagem. Neste sábado, 03/08, Flávia tem nova chance de avançar de fase.

“Voltando amanhã (sábado), confiante. Até para buscar melhorar essa marca, isso é muito importante. É claro que semifinais é o que todas querem, e eu vou tentar estar lá”, disse Flávia.

José Fernando Ferreira, o Balotelli, disputou cinco das dez provas do decatlo: 100m, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura e 400m. No somatório geral das provas, Ferreira tem 4.148 pontos, e ocupa a 17ª colocação geral. O brasileiro ainda vai disputar os 110m com barreiras, o lançamento do disco, o salto com vara, o lançamento do dardo e os 1.500m.

“Entreguei o meu melhor hoje, fiz boas marcas nos 100m e nos 400m. Vou descansar agora para dar tudo nas provas seguintes”, comentou o decatleta, que volta à ação também neste sábado, 03/08, para a disputa das cinco provas finais.

No lançamento do disco, Izabela Rodrigues, com 61,21m, e Andressa de Morais, com 59,43m, não conseguiram avançar nas eliminatórias. Elas chegaram, respectivamente, na 17ª e 26ª posições.

Nos 100m feminino, as duas representantes do país não chegaram às semifinais. Com o tempo de 12.02, Vitória Rosa foi a 68ª colocada, enquanto Ana Carolina Azevedo, com 11.32, ficou na 35ª colocação.

“Na saída, a nigeriana queimou, e, no segundo tiro, fiquei um pouco insegura em queimar. Fiz minha prova, o que deu, mas infelizmente não entrei na semifinal”, disse Ana Carolina, após a prova.

Por fim, no salto triplo, Gabriele Santos, com 13.63, também parou nas eliminatórias, terminando a prova na 26ª colocação, assim como Wellington Moraes, do arremesso do peso, que queimou suas tentativas e não avançou.

 

Fonte: COB