Logo em seguida as emoções dos Estaduais e ainda durante a disputa da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, começará neste sábado, o Campeonato Brasileiro de 2010, a partir das 18h30, com três partidas.
Coincidentemente, os quatro times classificados às semifinais da Copa do Brasil entrarão em campo neste primeiro dia de jogos e, por isso, estarão com a cabeça no torneio eliminatório. Santos, Grêmio, Atlético Goianiense e Vitória poderão até poupar alguns de seus titulares mais importantes nesta rodada de abertura.
O Santos, vivendo um momento excepcional, pois conquistou o título paulista e também está nas semi-finais da Copa do Brasil, vai ao Rio de Janeiro para encarar na estreia o Botafogo, campeão Carioca, no Engenhão.
No Serra Dourada, o Grêmio pretende iniciar a competição de uma forma que aconteceu apenas em 2009: vencendo fora de casa. Para isso, tem de passar pelo Atlético Goianiense, que volta à Primeira Divisão após 22 anos e vai tentar mostrar que pode surpreender muitos clubes de maior tradição.
Por fim, no Parque Antártica, o Vitória enfrentará um traumatizado Palmeiras, que passa por momentos difíceis depois da eliminação na Copa do Brasil e pela má campanha no Paulistão – ficou apenas na 11.ª colocação na fase de classificação do Estadual. Isso se não levarmos em consideração, a frustrante campanha do Brasileirão de 2009.
Para 2010, o Campeonato Nacional terá um fato que só ocorre de quatro em quatro anos. Por conta da realização da Copa do Mundo, na África do Sul, a competição será interrompida após a sétima rodada, a ser jogada nos dias 5 e 6 de junho. O retorno só acontecerá no dia 14 de julho, três dias após a final do Mundial.