×

Esporte

Vai começar mais uma edição do Campeonato Pernambucano

Times vão em busca do troféu de campeão

Começa neste domingo (15), mais uma edição do Campeonato Pernambucano Coca-Cola. Até se chegar ao legítimo campeão, serão jogados 138 partidas.

Nessa competição, vencer o primeiro jogo pode ser um bom presságio para ficar com a taça. Afinal, nas 97 edições anteriores, em apenas quatro o campeão foi derrotado no jogo de estreia. A última, há 61 anos, quando o Náutico, que se sagraria bicampeão em 1951, iniciou sua campanha perdendo para o Sport, por 3×1, na Ilha do Retiro. Seis meses depois, os alvirrubros ficariam com a taça derrotando o mesmo rival na decisão, por 1×0.

Nas demais vezes em que o vencedor do Campeonato perdeu seu jogo de estreia foram em 1916, 1920 e 1930. Em 30, o extinto Torre largou caindo frente ao também já inexistente Encruzilhada, por 3×1. Porém, o bicampeonato viria com um triunfo por 2×1 sobre o Sport. Dez anos antes, havia sido o Leão a ter um começo desanimador. O rubro-negro superou a goleada por 4×1 para o América e conquistou o Estadual ao bater o Santa Cruz, na final, por 1×0. Em 1916, no segundo Pernambucano disputado, o script rubro-negro foi o mesmo. Começo desolador com uma goleada por 4×1 sofrida para o Náutico, mas glória recompensadora no fim, com o primeiro dos 39 títulos estaduais do clube sendo obtido com um 4×1 em cima do Santa, na partida decisiva.