×

Brasil/Mundo

Vacinação contra paralisia atinge 71,3% das crianças brasileiras

Mais de 10 milhões de crianças em todo país já foram vacinadas contra a paralisia infantil. O número representa, ate o momento, 71,3% do total de crianças menores de cinco anos, público – alvo da campanha de vacinação contra a poliomielite do Ministério da Saúde.

Segundo o órgão, as crianças com menos de um ano de idade foram as mais vacinadas até agora. Nessa faixa etária, foram aplicadas 2,1 milhões de doses, atingindo 75% das crianças.

Os estados com as maiores coberturas vacinais, até o momento, São Paulo (83,5%), Goiás (82,7%), Paraná (82,6%), Rio Grande do Sul (82,2%) e Santa Catarina (80,6%).

“Queremos que esta campanha alcance os mesmos índices das realizadas nos anos anteriores, com 100% das crianças vacinadas contra a paralisia infantil”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Vacinação contra pólio vai até dia 6 de julho

O Ministério da Saúde definiu como meta vacinar, pelo menos, 13,5 milhões de crianças, totalizando 95% das 14,1 milhões de meninos e meninas da população infantil brasileira. A campanha teve início no dia 16 de junho e se vai até o dia 6 de julho. Os dados são do balanço parcial do Ministério da Saúde, divulgado, nessa quinta-feira (21).

Em todo o país, foram distribuídas 23 milhões de doses da vacina oral. O Ministério da Saúde investiu R$ 37,2 milhões, em repasses do Fundo Nacional de Saúde para aos fundos estaduais e municipais, para a operacionalização das campanhas. Também foram destinados R$ 16,7 milhões para a aquisição das vacinas.