O V Workshop Fiscal sobre Reforma Tributária, realizado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), contou com palestras de servidores da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) nessa quinta-feira (7). O evento teve como objetivo atualizar os estudantes do curso de Ciências Contábeis sobre as novas propostas de tributação que estão em processo de implantação.
O auditor fiscal Marcos Dattoli conduziu a palestra principal. O servidor explicou as mudanças estruturais no sistema tributário brasileiro e os impactos diretos que essas transformações trarão para contadores e empresas. Após a apresentação, esses alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprofundar o entendimento sobre o tema.
“O momento de diálogo direto com os estudantes é essencial para preparar os futuros profissionais da área para essas mudanças. Além disso, podemos desmistificar algumas informações sobre a Reforma Tributária, estimulando os alunos a se engajarem ainda mais com o tema”, disse.
O evento também contou com a presença do auditor fiscal Marcelo Sampaio, que abordou o novo modelo de Imposto sobre Valor Agregado (IVA), o qual será dividido em duas partes: uma contribuição sobre bens e serviços sob responsabilidade da União Federal, e um imposto sobre bens e serviços compartilhado entre estados e municípios. Ele destacou a grande adesão dos alunos no debate.
“Percebemos um interesse muito grande dos alunos em entender como essas mudanças afetarão a prática contábil e a economia do país. O auditório estava cheio, foi um momento muito produtivo para sanar dúvidas e ampliar conhecimentos sobre o tema debatido,” comentou Sampaio.
O workshop foi coordenado pelas professoras Márcia Lima e Alexandra Vieira, que também são servidoras da Sefaz. Segundo Márcia, eventos como este são de extrema importância, já que o contexto econômico, político, social e tecnológico está em constante evolução.
“O Fisco vem implementando novas formas de tributação e sistemas que funcionam como instrumentos de controle da arrecadação pública. Os profissionais da área contábil são responsáveis por fornecer informações e dados que irão suprir esses sistemas, além de prestar orientações aos seus clientes e empresas. Nesse contexto, faz-se necessário trazer à tona os principais assuntos e tendências atuais nessas áreas”, ressaltou Márcia Lima.
“A iniciativa foi muito bem recebida. É fundamental que esses estudantes compreendam as mudanças na legislação tributária, pois, futuramente, alguns tributos passarão por reformulações. Esse conhecimento atualizado é um diferencial para eles”, complementou Alexandra Vieira.
O V Workshop Fiscal sobre Reforma Tributária foi promovido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), em parceria com o Centro Acadêmico de Ciências Contábeis (Cacic) do Campus A.C. Simões.
Agência Alagoas