Alegria, responsabilidade social e luta contra o preconceito. Estas foram algumas palavras estampadas nas faixas conduzidas pelos usuários de dois Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) que, nessa quinta-feira (12), foram às ruas de Maceió com blocos carnavalescos.
No Cras Cacilda Sampaio, dezenas de moradores do bairro do Vergel do Lago participaram da festividade carnavalesca que comemorou ainda os 25 anos do grupo de idosos da unidade, por meio de um bloco carnavalesco. Mais de 50 usuários, entre eles mulheres, crianças e adolescentes, percorreram as principais ruas do bairro ao som das famosas marchinhas de Carnaval.
semas-carnaval-cras cacilda sampaio (4)
Usuários do CRAS Cacilda Sampaio desfilam pelas ruas do bairro Vergel do Lago (Foto: Ascom Semas)
Puxando toda a comitiva do bloco “Cras Na Folia” e logo na frente da faixa abre-alas estava a dona Benedita da Silva, de 74 anos. Conhecida no Centro como a foliã mais animada, até dos carnavais fora de época da unidade, a senhora fazia os passos do frevo e ao mesmo tempo pegava na mão dos moradores da comunidade, que aprovaram a iniciativa do Centro.
“Eu acho o máximo quando tem esses eventos. Os idosos do Cras saem de lá e dão um banho de lição de vida na comunidade. Tem uns aí que eu mesma duvido, quando eles me dizem a idade que têm”, falou dona Ivonete Moreira, moradora do bairro. As máscaras, os colares e os estandartes que embelezavam e ao mesmo tempo completavam os figurinos dos anfitriões foram todos confeccionados em oficinas de arte e cultura promovidas internamente.
semas-carnaval-cras cacilda sampaio
Dezenas de usuários dos CRAS Dom Adelmo e Cacilda Sampaio participaram das atividades de carnaval (Foto: Ascom Semas)
A assistente social da unidade, Bia Calado, lembrou que um dos motivos especiais que colaboraram para a alegria da comunidade foi a reabertura do Cacilda Sampaio, que passou mais de dois anos fechado – devido a um incêndio -, mas foi reaberto pela Prefeitura de Maceió em agosto de 2014. “Esse é o primeiro Carnaval que comemoramos depois que voltamos a realizar nossas reuniões”, disse.
Para a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, toda a folia só foi possível graças à energia e o amor dos usuários. “Nossos usuários têm no Cras uma extensão de casa. Este é um dos motivos que nos fazem trabalhar ainda mais pela qualidade de vida deles. Eventos como este servem para dar um gás a mais ao nosso trabalho, à nossa vontade de fazer sempre melhor para eles”, completou a gestora.
O bloco do Centro percorreu as principais ruas do Vergel e depois retornou à unidade para que os foliões encerrassem a festa com uma confraternização interna. O Cras Cacilda Sampaio está localizado na Rua das Flores, Conjunto Joaquim Leão S/N. Bairro Vergel do Lago (Ao lado do PAM Dique Estrada).
Cras Dom Adelmo
Já no Cras Dom Adelmo Machado, dezenas de usuários da unidade desfilaram pelas ruas do bairro do Prado, levando animação e divulgando os serviços oferecidos no equipamento social da Prefeitura de Maceió. Após o desfile, a festa carnavalesca teve continuidade dentro da unidade, onde crianças, jovens, adultos e idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo participaram de um baile de carnaval.
O Cras Dom Adelmo Machado fica localizado na Rua João Ulisses Marques, 112, no bairro do Prado.
