A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizou nesta terça (10), no Clube da Petrobrás, em Maceió, a V Copa Caps. O evento reuniu profissionais e usuários dos 55 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) dos municípios alagoanos, que oferecem atendimento diário, com acompanhamento clínico e reinserção social pelo acesso ao trabalho, lazer e fortalecimento dos laços familiares.
A programação contou, ainda, com apresentações sobre o processo de luta antimanicomial. Os usuários dos Caps participaram de atividades de ginástica, vôlei, oficina de artes e competição de canto, com o apoio dos alunos da faculdade de enfermagem, educação física e psicologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e acadêmicos da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Ainda durante o evento, foram realizadas apresentações culturais dos Caps de Quebrangulo, Piranhas, Olho D´água das Flores e exposição de trabalhos manuais.
“O evento representa uma iniciativa para integrar os usuários e profissionais dos 55 Caps. Com isso, os usuários são inseridos no convívio social, diferente do tratamento realizado nos hospitais psiquiátricos”, destacou o gerente de Saúde Mental da Sesau, Berto Gonçalo.
Berto Gonçalo ressaltou que a Copa Caps representa um momento de integração, comprovando que o tratamento não deve ser realizado em hospitais fechados, onde as pessoas são cerceadas do convívio social. “A ação ajuda a diminuir o preconceito e o estigma que existe em torno do paciente de transtorno mental”, explicou.
Durante a abertura do evento, o gerente destacou a luta antimanicomial, que teve seu dia celebrado no dia 18 de maio. “A luta por dignidade e condições dignas de tratamento para os pacientes com transtornos mentais é uma luta de todos os cidadãos”, ressaltou Berto Gonçalo.
Na abertura da Copa Caps, a usuária do Caps de Murici, Yvone Santos, realizou um discurso homenageando os organizadores da Copa Caps. Yvone destacou que participa da copa desde a sua primeira edição e se sente feliz em se confraternizar e conhecer seus colegas de outros Caps do Estado.
Os participantes também puderam conferir a apresentação da banda musical Maluco Beleza, formada por usuários do Caps de Olho D´águas das Flores. O projeto, criado pelo psicólogo Carleandro Barbosa, existe já há cinco anos e tem sido uma ferramenta importante no tratamento e ressocialização dos pacientes.
“Já conseguimos gravar um CD que pode ser adquirido na sede do Caps em Olho D´Água das Flores e nos eventos em que a banda se apresenta. Toda a renda conseguida com a venda é revertida para a aquisição de instrumentos e para o bem-estar dos próprios usuários”, destacou o psicólogo.
