Maluco Beleza anima internos do Portugal Ramalho
Em clima de muita festa, os usuários do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), realizaram, na tarde desta quinta-feira (31), a sua prévia carnavalesca. Completando 21 anos em 2013, o Bloco Maluco Beleza saiu pelas ruas do Farol levando frevo e muita alegria.
Animados pela banda da Polícia Militar de Alagoas, os usuários e funcionários da unidade hospitalar passaram pelas ruas em diversas alas e carros alegóricos. O desfile teve a participação de aproximadamente 300 pacientes e funcionários, além da comunidade local, que ganhou camisas para participar da brincadeira.
O diretor do Hospital Escola Portugal Ramalho, Audenis Aguiar Peixoto, afirma que momentos comemorativos, como as prévias carnavalescas, oferecem instrumentos para o desenvolvimento dos usuários, que se mostram realizados ao participar deste tipo de atividade. “Criamos essa iniciativa como uma forma de inserção social, para eles terem acesso ao que o restante da sociedade também tem. Isso ajuda na evolução do quadro, localizando-os no tempo e no espaço e beneficiando o processo de ressocialização”, diz.
Segundo ele, essa comemoração é um meio muito interessante de reinserção social, pois serve para acabar com certos conceitos estabelecidos pela sociedade, mostrando que os usuários são capazes de participar e realizar tarefas cotidianas.
Este ano, o desfile foi inspirado na citação ‘Louco é quem diz que não é feliz. Eu sou feliz’, também eleita pelos internos e funcionários da unidade, que se envolvem em todas as etapas. “Eles participam da confecção dos adereços, da realização do desenho escolhido para a camisa. A preparação ocupa pelo menos seis meses”, expõe Aldeniz Aguiar.
Além deles e de estagiários das Universidades Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) e Federal de Alagoas (Ufal), a agremiação carnavalesca contou ainda com a participação de pacientes de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da capital e do interior e de outras clínicas especializadas em saúde mental. Ao todo, foram distribuídas 1.500 camisetas do bloco.
