×

Maceió

Usuários do Portugal Ramalho participam do Bloco Maluco Beleza

Maluco Beleza anima internos do Portugal Ramalho

Em clima de muita festa, os usuários do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), realizaram, na tarde desta quinta-feira (31), a sua prévia carnavalesca. Completando 21 anos em 2013, o Bloco Maluco Beleza saiu pelas ruas do Farol levando frevo e muita alegria.

Animados pela banda da Polícia Militar de Alagoas, os usuários e funcionários da unidade hospitalar passaram pelas ruas em diversas alas e carros alegóricos. O desfile teve a participação de aproximadamente 300 pacientes e funcionários, além da comunidade local, que ganhou camisas para participar da brincadeira.

O diretor do Hospital Escola Portugal Ramalho, Audenis Aguiar Peixoto, afirma que momentos comemorativos, como as prévias carnavalescas, oferecem instrumentos para o desenvolvimento dos usuários, que se mostram realizados ao participar deste tipo de atividade. “Criamos essa iniciativa como uma forma de inserção social, para eles terem acesso ao que o restante da sociedade também tem. Isso ajuda na evolução do quadro, localizando-os no tempo e no espaço e beneficiando o processo de ressocialização”, diz.

Segundo ele, essa comemoração é um meio muito interessante de reinserção social, pois serve para acabar com certos conceitos estabelecidos pela sociedade, mostrando que os usuários são capazes de participar e realizar tarefas cotidianas.

Este ano, o desfile foi inspirado na citação ‘Louco é quem diz que não é feliz. Eu sou feliz’, também eleita pelos internos e funcionários da unidade, que se envolvem em todas as etapas. “Eles participam da confecção dos adereços, da realização do desenho escolhido para a camisa. A preparação ocupa pelo menos seis meses”, expõe Aldeniz Aguiar.

Além deles e de estagiários das Universidades Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) e Federal de Alagoas (Ufal), a agremiação carnavalesca contou ainda com a participação de pacientes de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da capital e do interior e de outras clínicas especializadas em saúde mental. Ao todo, foram distribuídas 1.500 camisetas do bloco.