×

Cultura

Usuários do Portugal Ramalho participam de prévia carnavalesca

Usuários e funcionários percorreram os leitos do Portugal Ramalho ao som da banda da Polícia Militar

Em clima de muita festa, os usuários do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), realizaram, na tarde desta quinta-feira (28), na sede da instituição, a prévia carnavalesca da 18ª edição do tradicional bloco Maluco Beleza.

Animados pela banda da Polícia Militar de Alagoas, os usuários e funcionários da unidade hospitalar passaram por todas as alas do HEPR, levando muita alegria para os internos que se encontram nos leitos do hospital, ou para aqueles que, por razões psíquicas, não puderam participar da festa.

O gerente-geral do Hospital Escola Portugal Ramalho, Audenis Peixoto, afirma que momentos comemorativos, como as prévias carnavalescas, oferecem instrumentos para o desenvolvimento dos usuários, que se mostram realizados ao participar deste tipo de atividade.

“É um momento que os usuários esperam o ano todo. A prévia carnavalesca e os outros eventos que realizamos em datas comemorativas são importantes tanto na parte social, como na questão terapêutica, gerando benefícios na comunicação, na parte intelectual e no próprio convívio entre os usuários”, destaca Audenis Peixoto.

Segundo ele, essa comemoração é um meio muito interessante de reinserção social, pois serve para acabar com certos conceitos estabelecidos pela sociedade, mostrando que os usuários são capazes de participar e realizar tarefas cotidianas.
“Essa mudança de mentalidade por parte da comunidade é um dos principais focos do trabalho que realizamos no hospital”, completa Audenis.

A terapeuta ocupacional e coordenadora do Núcleo de Saúde Mental, Trabalho e Renda do Hospital Escola Portugal Ramalho, Caudete Lins, responsável por auxiliar os usuários na confecção das fantasias, destaca a motivação dos internos durante a elaboração de seus adereços.

“Essa é a terceira vez que promovemos esse trabalho aqui no hospital. Cada vez mais, percebemos o interesse dos usuários em produzir suas fantasias. Todas as ideias são elaboradas por eles, nosso auxílio acontece apenas na confecção final, para aqueles que, por questões físicas, não conseguem desenvolvê-las”, explicou.

Claudete contou que todas as fantasias foram feitas com material reciclado, despertando nos usuários uma maior consciência ecológica e a importância do reaproveitamento de resíduos sólidos, como jornais, canudos, garrafas pet, CDs, entre outros materiais. Além disso, o processo oferece noções culturais, de artesanato e de empreendimento para os usuários.

Durante a prévia carnavalesca, também foram realizados os concursos para eleição do rei e da rainha do carnaval, que desfilarão à frente do carro alegórico no bloco Maluco Beleza, no dia 4 de fevereiro, em ruas do bairro do Farol. Além disso, foram escolhidas as melhores fantasias, confeccionadas pelos próprios usuários.